Mais

    Varejo segue sendo destaque no bom momento da Bolsa brasileira

    spot_img

    Principal destaque positivo foi o papel do Pão de Açúcar (PCAR3), que disparou mais de 55%. Confira mais números e a análise sobre as razões pelas quais o varejo tem extrapolado o bom momento da Bolsa brasileira

    O Ibovespa seguiu em alta no mês de abril, com valorização de 2,40%, impulsionado pelo cenário mais favorável no mercado brasileiro, que inclui expectativa de corte na taxa de juros e dados econômicos ainda resilientes. No embalo desse movimento, o Índice Novo Varejo de Ações (INVA) também fechou o mês no azul e, mais uma vez, superou o principal indicador da Bolsa.

    O desempenho do setor foi sustentado por ações de empresas que seguem negociadas abaixo do valor patrimonial e passaram a atrair investidores em busca de oportunidades. O destaque do mês foi o papel do Pão de Açúcar (PCAR3), que disparou mais de 55%. Já a Casas Bahia (BHIA3), que havia saltado 239% em março, teve a maior queda de abril em um movimento de correção.

    Pão de Açúcar lidera ganhos e impulsiona o INVA

    Com alta de +55,51%, o papel do Pão de Açúcar liderou com folga os ganhos entre as ações do varejo. A valorização refletiu a percepção mais favorável do mercado em relação ao plano de reestruturação da empresa e ao avanço em sua estratégia de desinvestimentos.

    Outros destaques positivos foram Azza (AZZA3), com +29,06%, C&A (CEAB3) (+20,56%), Assaí (ASAI3) (+16,81%) e Grupo Mateus (GMAT3) (+20,24%). Track&Field, Guararapes, Carrefour e Lojas Renner também encerraram o mês com desempenho expressivo.

    Segundo Andréa Aznar, analista do BB Investimentos, o bom momento da Bolsa brasileira impulsiona o desempenho positivo do setor , já que esteestá inserido em um contexto de maior apetite por risco no país.

    “O varejo se beneficiou de um movimento mais otimista, no qual empresas consideradas baratas passaram a ser vistas como oportunidade, especialmente em um cenário de fechamento da curva de juros”, afirma.

    A analista destaca ainda que, apesar do ambiente mais favorável, há sinais de alerta. A inadimplência das famílias medidas pelo Serasa subiu para 46,6% da população, enquanto os dados de emprego de março mostram arrefecimento na criação de vagas. Ainda assim, indicadores como o Índice de Confiança do Consumidor (84,8 pontos) e o IBC-Br de fevereiro (+0,40%) seguem sustentando a leitura de uma economia aquecida no curto prazo.

    “Acreditamos que os sinais mais consistentes de desaquecimento devam surgir apenas no segundo semestre”, completa Andréa.

    Casas Bahia lidera quedas após disparada histórica em março

    Depois de registrar a maior valorização do setor em março (+239%), as ações da Casas Bahia (BHIA3) recuaram -47,29% em abril, na maior queda mensal do INVA. O movimento foi visto como uma correção após o rali especulativo gerado pela entrada de novos investidores e expectativas sobre mudanças estratégicas na companhia.

    Outros papéis que fecharam no negativo a despeito do bom momento da Bolsa brasileira foram Westwing (WEST3) (-18,18%), Lojas Marisa (AMAR3) (-14,29%), Magazine Luiza (MGLU3) (-9,09%) e Mobly (MBLY3) (-7,02%). As quedas foram mais concentradas em empresas expostas ao consumo não essencial ou dependentes de crédito.

    O INVA

    INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

    A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar