Mais

    Varejo recua em janeiro após alta no fim de 2024, aponta Índice IGet

    spot_img

    Enquanto serviços mostram virtual estabilidade, varejo recua -1,6% no mês, apesar de uma variação positiva de 4,5% em relação a janeiro do ano anterior

    IGet, índice desenvolvido pelo departamento econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, que acompanha o desempenho do comércio varejista, apresentou resultados contrastantes em janeiro de 2025. O setor de serviços registrou virtual estabilidade, enquanto os índices para o varejo restrito e ampliado, sofreram retração após os bons desempenhos observados no final de 2024.

    De acordo com os dados divulgados, o IGet Serviços apresentou leve queda de -0,1% em relação a dezembro. O setor de alojamento e alimentação teve nova retração (-1,8% no mês). 

    Já o IGet Varejo Ampliado registrou queda de -0,9% em janeiro, contrastando com a leve alta de 0,1% em dezembro e o expressivo crescimento de 5,1% em novembro. No comparativo anual, o índice ainda apresentou crescimento de 2,8%. O IGet Varejo Restrito, por sua vez, recuou -1,6% no mês, apesar de uma variação positiva de 4,5% em relação a janeiro do ano anterior. 

    No varejo restrito, apenas combustíveis (+2,2%) e outros artigos de uso pessoal (+9,9%) registraram crescimento. Em contraste, houve retração em segmentos importantes, como vestuário (-10,7%) e supermercados (-3,5%), devolvendo parte dos ganhos significativos registrados nos meses anteriores. No varejo ampliado, o desempenho foi misto: enquanto o segmento de automóveis, partes e peças cresceu 0,5%, o de materiais de construção recuou -1,1%. 

    “O desempenho do varejo recua em janeiro e aponta para uma desaceleração após o forte crescimento observado no final de 2024. Por outro lado, o setor de serviços mantém certa estabilidade, refletindo a acomodação da demanda em alguns segmentos”, avalia Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet.

    Metodologia IGet

    O IGet utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o objetivo de reunir informações para análise da trajetória de atividade econômica no Brasil, principalmente com relação aos segmentos do varejo e dos serviços prestados às famílias. Mensalmente, são analisadas as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam, de forma recorrente, a Getnet como meio de pagamento. A amostra contém informações anonimizadas de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões, sendo uma seleção bastante representativa desses segmentos no país.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar