Mais

    Pesquisa inédita do Mercado Livre traça hábitos de compra dos brasileiros em 2024

    spot_img

    Primeira edição do MELI Trends Brasil mostra os produtos que mais se destacaram nos hábitos de compra e buscas no ano passado

    O Mercado Livre (ML), maior e-commerce da América Latina, lança a primeira edição do MELI Trends Brasil, publicação que evidencia como os hábitos de consumo refletem os interesses dos usuários da plataforma no país. Além dos produtos e categorias que mais se destacaram no ano, o material também revela eventos e tendências que impulsionaram a busca por produtos ao longo de 2024.

    Os principais destaques foram itens de Casa e Decoração, categoria líder de buscas e que teve o produto mais vendido e mais buscado do ano: Jogo de lençol Queen. Também foram tendência, os produtos fitness, com média de 30 buscas por segundo pelo termo no Brasil e que teve a Creatina entre um dos cinco itens mais procurados no ano. A publicação revela ainda a consolidação das categorias Moda, Beleza e Supermercados, que tiveram forte crescimento ao longo do ano, impulsionadas pelo aumento da recorrência de compra.

    Entre os fatos culturais que mais influenciaram os hábitos de compra estão o sucesso da cantora Ana Castela, cujos produtos associados tiveram quase dez buscas por minuto no Brasil durante o ano; e o show histórico da rainha do pop Madonna na Praia de Copacabana. Já a expectativa das estreias de filmes como Divertida Mente e 2 e Lilo & Stitch estimularam as buscas por brinquedos e itens personalizados.

    “A forma como o brasiliero pesquisa e compra está em constante evolução, e é por isso que, no ML, nos conectamos com o nosso público e inovamos continuamente para levar sempre a melhor experiência para o usuário”, destaca Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre. “Segundo pesquisa da Kantar, 86% dos brasileiros utilizam a nossa plataforma diretamente para comprar e para buscar ofertas. Isso significa que os interesses de compra que revelamos nesta publicação refletem os hábitos de compra e tendências culturais do país. Ou seja, quase tudo que ganha destaque no Brasil é destaque também no Mercado Livre”, completa.

    Os preferidos por região

    A publicação revela ainda qual foi o item mais vendido em cada estado brasileiro. O jogo de lençol queen manteve-se na ponta em mais de um terço dos 27 estados. Os suplementos alimentares foram outro destaque, com itens liderando o ranking de vendas em nove. Já a cerveja liderou em quatro unidades federativas.

    Veja abaixo os principais destaques do MELI Trends 2024

    • Categorias mais buscadas
      • #1 Casa & Decoração
      • #2 Moda & Beleza
      • #3 Eletrônicos
    • Produtos mais buscados
      • #1 Jogo de Lençol Queen
      • #2 Samsung Galaxy S23
      • #3 Kit camisetas básicas masculinas
      • #4 Apple iPhone 13
      • #5 Creatina Monohidratada
         
    • O tênis foi o produto mais vendido em Moda, com aumento de 40% em relação a 2023. Se enfileirados, os itens que saíram do Centro de Distribuição do Mercado Livre em 2024 poderiam dar 947 voltas na Avenida Paulista
    • Os perfumes foram os mais vendidos em Beleza, com aumento de 61% sobre 2023. Os itens transacionados empilhados equivaleriam a 505 vezes a altura dos obeliscos do Ibirapuera.
       
    • Os campeões em vendas na categoria Supermercados foram:
    1. Azeite De Oliva Terras De Camões
    2. Sabão Em Pó OMO
    3. Cerveja Heineken Long Neck


    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar