De acordo com o levantamento, cartão de crédito será o meio de pagamento preferido na data. Leia e saiba mais sobre as preferências dos brasileiros que irão presentear no Natal
Com a proximidade de uma das datas mais aguardadas pelo comércio, a OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, conduziu uma pesquisa para compreender o comportamento e as expectativas dos consumidores durante o Natal. Realizado com os usuários da plataforma, o estudo revelou que 47% dos entrevistados têm a intenção de presentear na data. Entre eles, 30% planejam investir entre R$100,01 e R$200 na compra dos presentes.
“Neste ano, a percepção sobre o aumento dos preços é mais evidente, com 56% dos consumidores que compraram presentes em 2023 acreditando que os valores estão mais altos em 2024. Em meio a esse cenário, o mercado de produtos usados surge como uma alternativa para quem busca economizar sem abrir mão de qualidade. A pesquisa mostra que 23% dos entrevistados consideram a compra de itens usados para presentear no Natal”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Faltando menos de um mês para a data, 75% dos consumidores que pretendem adquirir presentes já iniciaram a pesquisa por opções. Embora 67% considerem as promoções mais atrativas em dezembro, 18% já realizaram as aquisições. O recebimento do 13º salário é considerado por quase metade dos entrevistados para as despesas.
Roupas dominam as listas de presentes
Entre as categorias mais procuradas para presentear no Natal, as roupas lideram as preferências, sendo escolhidas por 67% dos entrevistados. Na sequência, calçados e acessórios aparecem como a segunda opção mais desejada, mencionados por 43% dos respondentes.
As lojas online são as principais fontes de pesquisa de preços (67%). Em seguida, vem os estabelecimentos físicos, com 55%, enquanto os aplicativos de vendas ocupam a terceira posição, com 34%.
Em 2023, os aplicativos foram a alternativa mais popular, selecionados por 47% dos consumidores, enquanto as redes sociais corresponderam a 17% das escolhas.
Cartão de crédito e e-commerce dominam as compras natalinas
38% dos consumidores optam pelas lojas online no momento da compra, enquanto 34% preferem o ambiente físico. As promoções e os descontos oferecidos pelo comércio eletrônico são os principais atrativos para 74% dos respondentes, seguidos pela economia de tempo (54%).
No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito é a escolha de quase metade dos consumidores (47%), com o Pix sendo a segunda opção, preferido por 32%.