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    Mulheres que apostam no franchising e movimentam a economia do País

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    No mês delas, contamos histórias de mulheres que apostam no franchising para conquistar sucesso sendo donas de seus próprios negócios

    Segundo o Sebrae, o Brasil conta com mais de 10 milhões de mulheres donas de negócios em diferentes áreas. Os dados são da Pesquisa Empreendedorismo Feminino, que revelou o marco inédito de quantidade de mulheres à frente de empreendimentos desde o início do estudo em 2016. Em busca de independência financeira, muitas vezes o franchising é o caminho escolhido por elas, por fatores que englobam a segurança, a experiência das redes e os dados positivos do setor. Já de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2024 o setor de franquias brasileiro cresceu 13,5% – superando a projeção de 10% e faturou R$ 273 bilhões.

    Outro levantamento da Entidade mostra que o setor está cada vez mais diverso, sobretudo quando o assunto é a liderança feminina. Segundo a ABF, as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. O levantamento também indica alta nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, de 19% para 29% no período analisado.

    Já em relação às operações franqueadas, verificou-se também que a participação feminina teve uma fatia elevada de 48% para 51% no período pesquisado. E na liderança dessas operações franqueadas, identificou-se que 3 em cada 10 (32,2%) são mulheres. E para corroborar estes dados e em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, conheça histórias de mulheres que apostam no franchising e para conquistar sucesso profissional e liberdade financeira.

    5àsec

    Formada em Administração, Caroline Rembowski atuou por anos com e-commerce. Após a chegada da sua segunda filha e retorno da licença maternidade, a administradora foi desligada da empresa onde atuava. Com as responsabilidades da maternidade, Caroline carregava o sentimento de culpa por perder importantes atividades das suas filhas enquanto trabalhava e, mesmo ainda atuando como funcionária de uma companhia, comentava com o marido sobre ter mais tempo com as crianças. Franqueada da 5àsec há cinco anos, a história da maior rede de lavanderias e de Caroline se alinharam após ela perceber que unidade da marca no seu bairro o Alto da Boa Vista, na cidade de São Paulo –, tinha sido fechada.

    Foi então que o marido de Caroline entrou em contato com a empresa para verificar o que havia acontecido. Descendente francês, ele já conhecia a 5àsec e sua trajetória do mercado. Ao saber da disponibilidade na região para abertura de uma nova operação, Caroline, em acordo com o marido, se juntar às mulheres que apostam no franchising e apostar no negócio em 2019. A abertura da primeira loja foi o pontapé inicial na busca da independência financeira e flexibilidade de tempo para cuidar das filhas. Atualmente, a empresária conta com quatro operações da 5àsec, todas na capital paulista. “Trabalho desde os 17 anos e não era uma opção ficar em casa para me dedicar à maternidade. A chegada da 5àsec em nossas vidas foi fundamental para que eu conseguisse meus ganhos financeiros e ter condições de acompanhar o crescimento das minhas filhas”, finaliza.

    Água Doce Sabores do Brasil

    Diretora regional de uma empresa varejista, Sueli Souza não tinha pretensão de administrar um negócio próprio. Ao conhecer a atual sócia, Angela Esteves, em um curso de MBA na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, descobriu sobre a marca Água Doce Sabores do Brasil e sua culinária. Com a amizade fluindo, Angela a convidou para investir em uma operação da rede de franquias. No começo, segundo Sueli, o objetivo era só ter um investimento e independência financeira, aliando o negócio ao trabalho CLT. Foi então que as duas abriram a Água Doce de Jaú, também no estado paulista, em 2010. Em um golpe do destino, e empreendedora precisava de uma ajuda no restaurante e recorreu a Sueli, que prestou o apoio durante o funcionamento da casa.

    A partir deste dia, a empresária não saiu mais de dentro da operação. Pediu demissão da empresa varejista em que atuava e decidiu se dedicar 100% ao negócio, que após seis meses de sua dedicação, teve crescimento positivo, chamando atenção da franqueadora, que sugeriu a abertura do segundo restaurante, localizado em Limeira. Em 2016, as duas inauguravam a unidade, sendo uma das poucas dentro da rede a ter mais de uma operação. “Nunca pensei que iria viver para o meu negócio. No início, a intenção era ter um investimento para conquistar a independência financeira que buscava. Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional”, ressalta a multifranqueada.

    Café Cultura

    Flexibilidade de horário que possibilitasse maior disponibilidade para se dedicar à família. Estes são os principais motivos que levaram Caroline Dalago Cruz a empreender. Radicada na capital paulista, 40 anos, ela é formada em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com passagens por instituições financeiras como os bancos Itaú e Safra, além do Fundo Pátria Investimentos, foi na Petz – empresa onde atuou por nove anos nas áreas de planejamento estratégico e financeiro – que sua vida deu a guinada. Ali, Caroline conheceu aquele que seria seu marido e pai de seus três filhos, Rodrigo.

    Com o nascimento do caçula, que demandava cuidados especiais, decidiu deixar o emprego de carteira assinada, mas o “ser apenas mãe” a incomodava já que a ideia era “se manter ativa”. Apaixonada pelo varejo, setor no qual segundo ela mesma “consegue enxergar o todo, do micro ao macro”, abrir um negócio foi uma ideia que amadureceu aos poucos. A opção por empreender com uma franquia do Café Cultura se deu por conta do conhecimento de longa data da Marca, já que ambas nasceram na capital catarinense. Hoje, ela é franqueada da recém-inaugurada flagship da Rede na capital paulista, localizada no bairro de Moema.

    Calçados Bibi

    Franqueada da Calçados Bibi desde 2010, Daniella Maia Tavares é mais uma das mulheres que apostam no franchising. Ela decidiu empreender com o apoio do marido, que também é empresário do setor calçadista em Maceió, Alagoas. Após a chegada da segunda filha, Daniella optou pelo empreendedorismo para conseguir aliar as demandas como mãe e profissional. Do setor comercial de uma emissora de TV da cidade para dona do seu próprio negócio, a empresária ampliou a oferta de calçados infantis de qualidade na capital alagoana em 2016, com a abertura da segunda loja Bibi na região.

    Com essa inauguração, Daniella inovou dentro da rede, com a primeira operação em um ponto de rua, localizada na praia de Ponta Verde, sendo modelo para a franquia por muitos anos. Atualmente franqueada de outra marca calçadista, a empresária deu um passo dentro da maior rede de calçados infantis do Brasil, com a implantação de mais uma unidade em Maceió. Aberta em dezembro de 2023, a operação chegou para suprir a demanda dos moradores locais por um estabelecimento exclusivo com produtos fisiológicos, que tem como objetivo proporcionar às crianças um desenvolvimento natural e saudável.

    Casa do Celular

    Izaura Almeida Cardoso de Oliveira, 36 anos, é máster franqueada da Casa do Celular, com 44 lojas espalhadas pelo Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rondônia. Para ela, investir em uma franquia foi uma decisão baseada em investir em um setor que ela já tinha conhecimento. Com cerca de 20 anos de experiência em telefonia, Izaura sempre enxergou esse setor como promissor e lucrativo, principalmente com a dependência crescente das pessoas por smartphones para diversas atividades.

    “A Casa do Celular me possibilitou profissionalizar ainda mais essa atuação, oferecendo uma estrutura sólida e recursos que fortalecem o negócio. Além das vantagens financeiras, como melhores condições de negociação e sistema personalizado”, explica. Para a empresária fazer parte de uma rede com quase 300 lojas em todo o País é gratificante.

    Divino Fogão

    Na rede há seis anos, Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch já tinha uma proximidade com o Divino Fogão devido à sua família. A mãe, Maria Rita de Cássia da Paixão, faz parte da marca há 23 anos, se tornando franqueada há 11 anos, e a irmã, Tabata Paixão Oliveira Fontes, também atua como proprietária de uma operação da franquia há, aproximadamente, 12 anos. Ambas as operações estão localizadas em São Paulo. Após passar por um momento delicado em sua vida, Tatiana teve uma virada de chave e enxergou que precisava ter uma realização em sua jornada profissional. Foi desta forma que surgiu a vontade de se juntar às mulheres que apostam no franchising e investir no próprio negócio ingressando como franqueada no Divino Fogão. Atualmente, a empresária administra três restaurantes da rede, localizados no estado paulista.

    “Acredito que sendo mulher, consigo ter mais cuidado, atenção aos detalhes e no tato com os funcionários. Muitas vezes, nossa intuição nos ajuda no direcionamento do negócio. Hoje, a maioria dos colaboradores são do gênero feminino e percebo que as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho”, diz. A empresária conta que o sucesso da sua empreitada e também o da sua irmã foi graças à sua mãe, que batalhou sozinha para criar as filhas. “Minha mãe é um exemplo para nós. Com ela aprendemos muitos valores que levamos para dentro do nosso negócio. Tenho certeza de que todo o êxito que conquistamos é devido à nossa criação e a inspiração que tivemos dentro de casa”, conclui.

    Ensina Mais Tuma do Mônica

    Bárbara Letícia Basso é franqueada da Ensina Mais Turma da Mônica, além de jornalista e pedagoga de formação. Líder de revendas de cosméticos em sua cidade, Ijuí (RS), Bárbara trabalhou em escolas particulares por anos após se dedicar a ser mãe de forma integral. “Me formei em Jornalismo, mas me encontrei profissionalmente quando cursei Pedagogia. Já dei aulas particulares e, durante a pandemia, fui amadurecendo a ideia de tirar um sonho da gaveta, que era ter uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica. Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado”, comenta. Para o futuro, Bárbara conta que planeja levar sua unidade além. “Tenho uma escola, participo do Conselho de Franqueados e auxilio na expansão para o Rio Grande do Sul. Pretendo ganhar mais prêmios dentro da franqueadora pela performance da minha operação, expandir e seguir buscando possíveis investidores para o Estado”, finaliza.
     

    Microlins

    Samara de Oliveira é empresária e franqueada da Microlins desde 2011. Quando tinha 15 anos, iniciou como aluna em uma das escolas de cursos profissionalizantes da marca e conquistou seu primeiro emprego ali mesmo. Conforme foi evoluindo juntamente com a unidade, surgiu uma oportunidade de ser tornar sócia da sua primeira franquia, localizada no Jardim São Luiz, na zona sul de São Paulo. “Ingressei na Microlins e ali mesmo me despertou o desejo de empreender com a educação. Minha família sempre foi muito humilde e nunca pôde investir na educação das crianças, sendo que a prioridade era sempre o trabalho. Conhecendo a franquia, me identifiquei com a missão, a dedicação e o empenho da marca, que apresenta uma proposta genuína de realizar uma mudança na vida das pessoas, buscando melhores oportunidades por meio do ensino profissionalizante. Hoje conto com nove escolas da rede, sendo sete em operação e duas em fase de implantação”, comenta. As unidades somam 116 funcionários e 36 líderes que são gerenciados pela Samara.

    “A marca trouxe a melhor versão de mim mesma e me sinto realizada profissionalmente como empreendedora da área da Educação. Sou suspeita para falar da rede, pois acredito no trabalho da franqueadora e busco sempre crescer junto com a empresa. Sou mãe de três filhos, esposa e cuido dos meus pais idosos. Muito do que tenho, conquistei junto com a Microlins. Há muitos planos para o futuro, pois almejo estar à frente de 20 escolas da rede, abrir espaço para mais lideranças, mudar vidas e auxiliar os meus alunos a alcançarem as melhores posições no mercado de trabalho”, conclui.

    Milon

    Nayara Gomes Ferreira é fisioterapeuta e franqueada da Milon do ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e do Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo. Ela conta que atuou durante dez anos na área de formação e iniciou a trajetória empreendedora no ano de 2019, com uma franquia de beachwear. Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos. Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e percebeu na Milon uma oportunidade de trazer produtos específicos para a sua região de moradia. Segundo a empresária, nem tudo é fácil para as mulheres empreendedoras.

    “Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória. Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia. Desde então, tenho que provar como posso fazer a diferença no mundo empresarial. Um conselho que dou para as mães e mulheres que gostariam de ser empreendedoras é que escute seu coração, seja forte e saiba que as dificuldades fazem parte do processo, porém não desista e sempre faça acontecer”, comenta Nayara.

    Oral Sin

    Adriele Cristina, 41 anos, encontrou no empreendedorismo a oportunidade de transformar vidas e construir um legado. Escolheu a Oral Sin não apenas por ser uma franquia, mas por acreditar na odontologia acessível e de excelência. Com perfil inquieto e foco em processos, tornou-se referência dentro da franqueadora, liderando equipes e identificando oportunidades para crescimento. Além das clínicas, empreende com o marido no setor gastronômico, sempre investindo em capacitação e estratégias para evolução dos negócios.

    Para equilibrar vida profissional e pessoal, organiza sua rotina entre suas cinco empresas e dedica tempo à família, amigos e hobbies. Apaixonada por artesanato, compartilha suas criações no Instagram @serenarte, além de se conectar com a natureza jogando beach tennis. Acredita que mulheres podem ser inspiração e conquistar qualquer espaço, desde que não abram mão de seus sonhos, ideais e felicidade.

    TRATABEM

    Fechando os relatos de mulheres que apostam no franchising para ter sucesso no mercado nacional, a história de Alini Viana é marcada por dedicação, experiência e uma busca constante por novas oportunidades. Com 39 anos e uma sólida formação em Administração e Gestão de Recursos Humanos, ela construiu uma carreira respeitável como Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

    Foi em meio a essa caminhada que Alini teve contato com a iGUi, referência no mercado de piscinas. A conexão aconteceu por meio de uma rede de negócios, onde conheceu Lilian Marques, diretora de Expansão da TRATABEM – microfranquia da iGUi especializada em limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos e acessórios para piscinas em geral.

    O encontro foi determinante: no final de outubro de 2024, surgiu o convite para que Alini assumisse a unidade da TRATABEM em São José do Rio Preto ao lado de seu marido, Rodrigo Silva. “Estamos muito motivados com esse novo desafio e comprometidos em oferecer um atendimento diferenciado aos nossos clientes. Acreditamos no potencial da TRATABEM e na oportunidade de crescimento da unidade em São José do Rio Preto”, afirma Alini, que irá inaugurar a loja em março.

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