Autenticação multifatorial, dados detalhados dos usuários, inteligência artificial e comunicação transparente são estratégias indicadas para varejistas que buscam evitar cenários em que os consumidores abandonam suas compras
De acordo com dados da Akamai Technologies, 77% dos consumidores brasileiros já abandonaram compras online devido à falta de confiança ou insatisfação em sites e aplicativos de e-commerce. Diante disso, é extremamente importante que as empresas invistam em plataformas de prevenção de fraudes mais seguras e eficazes, um fator decisivo para evitar perda de vendas e garantir a fidelização dos clientes.
Thiago Bertacchini, especialista em prevenção de fraudes e Head de Vendas da Nethone, uma solução da Mangopay, aponta que as marcas precisam adotar uma postura mais transparente para conquistar a confiança dos consumidores. “Sites e aplicativos com informações vagas ou navegação pouco intuitiva geram ainda mais desconfiança. Oferecer um ambiente digital seguro é, sem dúvida, um grande desafio para as empresas, mas existem soluções capazes de auxiliar nessa tarefa, como a autenticação multifator, IA e análise detalhada de dados dos usuários”, afirmou.
Abaixo, veja como cada estratégia funciona e como ajudam a evitar quadros em que consumidores abandonam suas compras online:
Dados detalhados dos usuários
Capturar milhares de pontos de dados da web e de dispositivos móveis ajuda os marketplaces a identificar usuários recorrentes, detectar sinais de fraude e monitorar o comportamento dos usuários em qualquer ponto de contato: login, cadastro e checkout. Ao analisar perfis completos de usuários em múltiplos dispositivos, a precisão dos alertas de fraude é maior e os falsos positivos são reduzidos. Os sistemas de prevenção de fraudes podem, às vezes, sinalizar transações legítimas como fraudulentas, resultando em falsos positivos. Isso não apenas frustra os clientes, mas também resulta em vendas perdidas. Se um usuário for falsamente rejeitado, há grandes chances de ele não retornar à plataforma, o que reforça a falta de confiança.
Na prevenção de fraudes, a IA utilizada pela Nethone, por exemplo, oferece uma análise profunda do usuário e detecção precisa de riscos. A solução analisa milhares de pontos de dados para uma visão 360° de cada usuário, detecta comportamentos fraudulentos com mais de 130 sinais e modelos de aprendizado de máquina customizados, e permite que os clientes criem regras personalizadas — tudo voltado para bloquear fraudes sem impactar a experiência dos usuários legítimos.
Comunicação Transparente
Manter uma comunicação clara e transparente durante todo o processo de compra é crucial para qualquer negócio. “Os fraudadores não se preocupam em fornecer informações detalhadas sobre preços, processos e políticas, nem em oferecer suporte eficiente aos consumidores. Essas medidas promovem um ambiente mais seguro e permitem uma melhor compreensão das áreas que precisam de melhorias na experiência do cliente,” enfatiza Bertacchini.
Autenticação Multifatorial (MFA)
A autenticação multifatorial é uma estratégia que exige mais de uma forma de confirmação, além da tradicional senha, para que os usuários acessem suas contas nas plataformas. É uma medida essencial para proteger as contas dos clientes, pois impede que pessoas que saibam a senha do usuário tenham acesso à conta. Ao implementar a MFA, as empresas garantem transações mais seguras, transmitindo credibilidade, o que é fundamental para a fidelização dos clientes. No entanto, é importante destacar que a adoção dessa ferramenta é recomendada principalmente para plataformas que lidam com informações mais sensíveis, uma vez que usuários podem ficar insatisfeitos com processos excessivamente complexos, o que prejudica a experiência final de compra.
Ao implementar essas ações, as empresas não apenas aumentam a segurança e a eficiência de suas operações, mas também criam um relacionamento mais próximo com seus clientes, o que aumenta a fidelidade e a reputação da marca – evitando quadros em que consumidores abandonam carrinhos por insegurança. Assim, a importância da prevenção de fraudes é evidente para a segurança, a experiência do usuário, a confiabilidade da marca e o crescimento sustentável do negócio