More

    INVA reflete melhora sistêmica do varejo neste início de 2024

    spot_imgspot_img

    A despeito da persistente crise de Americanas e Marisa, ações do varejo superaram o Ibovespa com boa margem

    O mês de fevereiro foi positivo para 16 das 27 empresas do varejo monitoradas pelo Índice Novo Varejo de Ações (INVA). O bom desempenho em termos gerais foi capaz de mitigar a queda livre de Americanas e Marisa, empresas em queda livre desde o ano passado, permitindo que o INVA superasse a performance do Ibovespa em mais de dois pontos percentuais.

    Mais do que destacar ações específicas, a análise da alta dos papéis de varejo no período deve enfatizar a recuperação acima do espera pelos analistas do setor neste início de ano.

    De acordo com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo, com apoio dos dados do IBGE, o setor que teve uma alta de 2,6% no âmbito do volume de vendas em janeiro de 2024 no comparativo anual, deve somar um crescimento de 6% no acumulado do primeiro trimestre deste ano.

    Já entre as empresas que tiveram desempenho negativo, destacamos – novamente – a sequência da uma crise aguda enfrentada por Americanas e Marisa, crise esta que a primeira espera mitigar a partir da divulgação do balanço dos 9 primeiros meses de 2023 realizada na última semana.

    Na ocasião, a empresa mostrou uma diminuição bilionária do prejuízo operacional em relação ao balanço do mesmo período no ano anterior.

    O INVA

    INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

    A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar