Segundo novo levantamento da Loggi, as vendas de e-commerce de PMEs registraram crescimento de 194% entre capitais e cidades do interior do país
O e-commerce brasileiro tem se expandido para regiões que antes registravam menor presença nesse setor. Segundo o novo levantamento do Mapa da Logística, realizado pela Loggi com dados do terceiro trimestre deste ano, as pequenas e médias empresas (PMEs) – localizadas em capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF) – apresentaram um crescimento expressivo de 194% no envio de pacotes para consumidores de cidades do interior como Niterói (RJ), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e Vila Velha (ES). Esse movimento evidencia o avanço da digitalização do consumo fora dos grandes centros urbanos e reforça a importância da logística na conexão entre diferentes regiões do país.
Além disso, há outro dado que confirma a dinamização das vendas online: o aumento de 80% no volume de pacotes enviados por empresas situadas em cidades do interior, como São José dos Pinhais (PR), Brusque (SC), Joinville (SC), Serra (ES) e Londrina (PR), com destino a outras cidades interioranas como Santos (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP). Esse dado mostra como o interior também se consolida como polo emissor e receptor de compras online, ampliando a circulação de produtos fora dos grandes centros metropolitanos.
E-commerce de PMEs optam por pontos de recebimento
Um modelo que vem ganhando a atenção e a preferência dos empreendedores, especialmente devido ao maior acesso e à redução nos custos operacionais, é o uso de pontos de recebimento para envio de pacotes — conhecidos como PUDOs (Pick up and Drop off points). O uso destes locais aumentou em 22% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o segundo trimestre.
Black Friday 2025: tendências e oportunidades
Pela primeira vez, o Mapa da Logística apresenta uma seção dedicada à Black Friday, destacando tendências e previsões para um dos períodos mais importantes do varejo digital. A análise foi realizada com base em análises preditivas e inteligência de dados do último ano e oferece uma visão estratégica sobre o cenário, que se desenha para este período, e aponta as regiões Sudeste e Sul como principais pólos logísticos do evento, tanto na origem quanto no destino dos pacotes. Além disso, prevê-se um aumento expressivo na movimentação de mercadorias nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, refletindo a expansão geográfica do consumo online no Brasil.
Entre as categorias com maior potencial de crescimento para a data estão cosméticos e perfumaria, vestuário e moda, calçados, eletrônicos e informática, artigos esportivos e alimentos. Também podem ganhar destaque os segmentos de jóias e bijuterias, jogos e brinquedos, além de papelaria, livraria e impressão gráfica — evidenciando uma diversificação no perfil de compras e nas oportunidades para negócios de diferentes nichos.
Em relação ao valor médio por pedido, o estudo revela expectativas distintas conforme o porte do negócio. Para grandes marcas, o possível ticket médio é de R$ 197,00, enquanto os pequenos negócios podem registrar média de R$ 184,00. Já nos grandes marketplaces, o valor pode ser mais baixo, com média de R$ 106,00, reforçando o posicionamento das PMEs e marcas independentes em categorias de maior valor agregado.
Regiões e categorias de destaque no e-commerce brasileiro
No terceiro trimestre de 2025, novos estados ganharam destaque no Mapa da Logística em termos de movimentação de pacotes no país, acompanhando a evolução e diversificação do e-commerce de PMEs em diferentes regiões do Brasil.
O Centro-Oeste se consolida como uma região estratégica, com Goiás liderando o ranking de crescimento (+202%). O eixo Sul-Sudeste apresentou a maior quantidade de estados entre as cinco maiores taxas de crescimento no período, com estreia do Paraná (+15%).
No Nordeste, Bahia, Ceará e Pernambuco se consolidam como polos logísticos relevantes para envio e recebimento de mercadorias. A região Norte também avança: Rondônia passa a integrar, pela primeira vez, a lista dos dez estados que mais recebem pacotes, sinalizando uma ampliação da malha logística nacional.
As regiões Sudeste e Sul se destacaram pela maior presença de PMEs, com 13% e 22%, respectivamente, superando as grandes marcas, que registraram 11% e 12% nessas mesmas regiões.
Além disso, a categoria com a maior taxa de crescimento em todo o Brasil durante o período analisado foi a de artigos esportivos (150%).
No 1º semestre deste ano, os maiores crescimento foram: a categoria de óticas (310%), o estado de Santa Catarina (281%) e os pequenos negócios (61%).
Principais datas do varejo
As datas comemorativas do varejo são grandes impulsionadoras do e-commerce de PMEs e do varejo nacional em geral. Durante a Semana do Dia dos Pais de 2025, o varejo digital registrou a maior movimentação do trimestre, com 2,7 milhões de pacotes entregues, o que representa 17% de todos os envios realizados no período.
Já na Semana do Dia do Cliente, comemorada no mesmo trimestre, o comércio eletrônico movimentou mais de 2,5 milhões de pacotes em todo o país. Os pequenos negócios foram o destaque, com um aumento de 68% nos envios em comparação a 2024.
A performance nesses períodos reforça que ações de relacionamento, campanhas personalizadas e proximidade com o consumidor são diferenciais competitivos importantes para as PMEs, que vêm ampliando sua participação em datas comemorativas.