Mais

    Estudo revela impacto da IA generativa na experiência de compra e nas operações do varejo

    spot_img

    Elementos como a fidelidade do consumidor estão cada vez mais ligados ao impacto da IA generativa na experiência de compra por sua capacidade de impulsionar eficiência e a personalização

    A inteligência artificial (IA) e a IA generativa (GenAI) estão remodelando a economia global — e o varejo não é exceção. Levantamento do Instituto de Economia da Mastercard aponta que os desenvolvimentos recentes e a introdução de ferramentas GenAI oferecem aos varejistas novas oportunidades para impulsionar a eficiência dos negócios e fortalecer a fidelização dos consumidores por meio de recomendações e experiências personalizadas. 

    Segundo o estudo “State of AI in Retail and CPG” (2024), realizado pela Nvidia, 89% dos varejistas já utilizam ou estão testando a tecnologia em suas operações. Dentre eles, 60% aplicam GenAI na criação e personalização de conteúdo para marketing, análise preditiva e segmentação de clientes para amplificar o impacto da IA generativa na experiência de compra.

    “Torna-se cada vez mais importante para os varejistas entenderem o potencial das novas soluções de IA, pois à medida que a adoção da ferramenta avança e os varejistas desenvolvem seus recursos para personalizar a jornada de compra e gerenciar cadeias de suprimentos, os consumidores podem esperar diversas vantagens, como mensagens e ofertas em tempo real, assistentes virtuais para responder a dúvidas, interações orientadas por empatia”, comenta Rodrigo Villela, VP de Serviços da Mastercard Brasil.

    De acordo com o executivo, o impacto da IA generativa na experiência de compra é real, mas a GenIA também proporciona benefícios mais ligados à área operacional das empresas do varejo:

    • Eficiência operacional: gerenciamento de estoque orientado por IA, previsão de demanda e otimização da experiência digital para redução e otimização de custos.
    • Precisão de marketing: análises de dados de ponta para direcionamento de campanhas e promoções com precisão e conexão pessoal com consumidores.
    • Uso de insight aprimorado sobre o cliente: aceleramento da compreensão dos comportamentos do cliente para desenvolvimento rápido de novas soluções que aprimoram a experiência do consumidor.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar