Obra digital reúne colaborações das empresas Amicci, Mintel, Bluesoft, Neoassist, Neogrid e Newtail sobre a adoção de inteligência artificial no varejo
A Amicci, marketplace para produtos de marca própria, anuncia o lançamento do e-book “O poder da inteligência artificial no varejo moderno”, que trata da integração de soluções baseadas em inteligência artificial ao setor. A empresa planeja divulgar o material durante o PL Connection, maior evento de private label da América Latina, que acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, em São Paulo.
Com prefácio elaborado por Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o e-book reúne artigos de especialistas do mercado varejista que abordam os desafios e oportunidades de implantação da tecnologia nessa área, inclusive em segmentos como o de marcas próprias.
“Vemos um crescimento considerável no uso de IA no processo de vendas online, na retenção de clientes e em outras estratégias de marketing. Ela serve não só para aprimorar a gestão de resultados do varejo, como também para ajudar na hiperpersonalização de produtos desenvolvidos em segmentos como o private label. Por isso, o e-book será muito útil para o varejista pensar em formas de incorporar tais inovações em seu negócio”, destaca Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci.
O livro digital descreve o impacto provocado pela tecnologia no mercado varejista, apresentando casos de uso em que ela impulsiona vendas online, desenvolve produtos de marca própria e conduz campanhas de publicidade mais personalizadas e direcionadas.
A inteligência artificial no varejo é apresentada no e-book como uma solução para aumentar a competitividade, alavancar negócios através de ferramentas de análise de dados sobre o design da embalagem, sugerir produtos aos clientes e avaliar a concorrência. A distribuição digital do livro acontecerá de forma gratuita durante o PL Connection.
Além do lançamento desta obra, o evento receberá cerca de 100 expositores, com a presença de empresas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Cobasi, Petz e Sam’s Club. Nesta edição haverá também o Prêmio Excelência em Marca Própria 2024, que reconhece boas práticas exercidas por empresas que desenvolvem a sua própria marca de produtos.
“Este prêmio inédito foi dividido em cinco categorias que abrangem desde o design de embalagens até aspectos como sustentabilidade e marca própria revelação do ano, uma oportunidade para reconhecer as empresas que mais se destacaram no segmento”, explica Fernando Ruas, CEO da Francal.