Mais

    Crise nacional com os EUA e conjuntura interna derrubam ações do varejo em julho

    spot_img

    Além de uma queda média de 6,09%, setor do varejo viu 22 das 26 empresas listadas fecharem o mês com desempenho negativo

    Depois de seguidas altas, a bolsa brasileira experimentou uma queda significativa ao longo do mês de julho. Com a iminente taxação imposta pelo presidente americano Donaldo Trump e as dúvidas do mercado quanto a possíveis retaliações por parte do nosso governo, o Ibovespa teve uma desvalorização de 4,16%.

    No caso do varejo, a situação foi ainda pior. Afinal, os impactos negativos gerados pela relação Brasil e Estados Unidos se somaram a questões internas como crédito restrito e uma cautela crescente por parte do consumidor, fatores que somados não só ocasionaram uma queda de 6,09% do INVA, índice que calcula a média do desempenho das ações varejistas listadas, como levou 22 das 26 dessas empresas a fecharem o mês com um desempenho negativo.

    Entre as poucas que conseguiram desafiar o mau humor do mercado, a Grupo Toky (TOKY3) se destacou com uma valorização de 26,37% no mês. e a Pague Menos (PGMN3), que subiu +13,91% ancorada nos avanços de sua estratégia de Retail Media e consolidação no segmento.

    Na outra ponta, Magazine Luiza (MGLU3) teve o pior desempenho do mês, recuando –28,32%. Os papéis da varejista continuam sendo pressionados pela dificuldade em reverter resultados operacionais fracos e por um cenário de juros ainda elevado.

    A Natura (NATU3) também amargou perdas relevantes: –18,28% no mês. A empresa ainda sente os impactos da reestruturação pós-venda da Aesop, em meio à dificuldade de encontrar um novo equilíbrio entre margem e crescimento.

    O INVA

    INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

    A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar