Evitar falhas no atendimento são cruciais para fortalecer relações e criar experiências para os clientes
Um bom atendimento é quesito obrigatório quando se trata de fidelizar o cliente. As interações entre marcas e consumidores acontecem de forma cada vez mais digital, e a qualidade das conversas se torna decisiva para a confiança, fidelidade, e também para a conversão de vendas. Um levantamento da Gartner revelou que 70% das interações entre empresas e consumidores em 2024 envolveram inteligência artificial. Falhas no atendimento são os principais motivos de insatisfação dos clientes, e as causas podem ser as mais diversas.
Mas como prevenir esses problemas e garantir que cada contato seja uma oportunidade de criar conexões? Ana Abreu, COO e co-fundadora da WeClever, empresa especializada em inteligência conversacional e auditoria automatizada, traz 4 dicas para ajudar a prevenir problemas no atendimento. Confira abaixo.
- Visibilidade
Com uma auditoria 360º, é possível obter insights detalhados sobre o desempenho das interações, identificar pontos fortes e criar treinamentos mais eficazes ou ajustar outras frentes, impactando diretamente na qualidade das conversas.
Além de analisar o comportamento do cliente, é importante entender como os operadores e chatbots estão se saindo. Identifique o que precisa ser ajustado para evitar falhas no atendimento e garantir que ele esteja mais alinhado aos objetivos e ao tom de voz da marca. Auditar interações e identificar padrões de conduta ajudam a resolver questões antes mesmo que o cliente precise reclamar.
2) Agilidade e personalização para gerar conexão
O consumidor valoriza o tempo de resposta rápido e o atendimento personalizado. Nada é mais frustrante para um cliente do que ser tratado apenas como mais um número. Personalizar as interações vai além de inserir o nome do cliente em uma mensagem. Significa entender as suas necessidades, responder com empatia e oferecer soluções adaptadas ao contexto. Isso demonstra atenção, além de ser um diferencial competitivo.
3) Humanização para fortalecer relações
Mesmo em interações digitais, manter um tom humano é essencial. Neste sentido, tecnologia e humanização podem e devem caminhar lado a lado. Empresas que sabem usar a inteligência artificial a favor do cliente têm muito a ganhar.Treinar a equipe e configurar os sistemas de tecnologia para usar uma linguagem empática, clara e compreensível ajuda a reduzir atritos, aumenta a confiança e melhora a experiência do usuário. Evitar falhas no atendimento e oferecer um tratamento humanizado significa compreender a importância de estabelecer conexões emocionais com o seu público
4) Segurança como prioridade
Proteger os dados dos clientes é essencial, mas ir além é o que faz a diferença. Ao monitorar as interações em tempo real, é possível identificar comportamentos inadequados, gerar alertas imediatos e corrigir desvios de forma rápida, prevenindo impactos negativos. Com visibilidade sobre termos sensíveis, é viável garantir conformidade com a LGPD e identificar fraudes antes que se transformem em crises.O futuro do atendimento está na antecipação e na atenção aos detalhes. Invista em segurança, personalização, acessibilidade e monitoramento para se destacar.