Plataformas integradas melhoram a experiência do cliente no varejo, facilitam a tomada de decisões estratégicas e garantem mais estabilidade às rotinas dos estabelecimentos
No cenário atual de alta competitividade e margens apertadas, empresas de diversos segmentos têm buscado alternativas tecnológicas que unam praticidade, eficiência e economia. É nesse contexto que as soluções all-in-one vêm ganhando força no mercado, inclusive no varejo e no setor de food service. Ao integrar múltiplos módulos e atender diversos modelos de negócio em uma única plataforma, esses sistemas transformam a maneira como as operações são realizadas, já que centralizam processos e dados com mais fluidez.
Na prática, o modelo all-in-one elimina a necessidade de diversos fornecedores e softwares distintos para funções como atendimento, pedidos, estoque, pagamentos e análise de dados.
“Este conceito de um único produto resolvendo as necessidades tecnológicas das empresas traz diversas vantagens. Entre elas, o cliente conta com um único atendimento, que vai prestar consultoria especializada, que conhece com mais profundidade as dores e possui as ferramentas para saná-las. Além disso, há o suporte centralizado, ou seja, em caso de algum problema, o estabelecimento conta com a mitigação por intermédio de um profissional que consegue ver a situação de forma completa, 360º. Finalizando, as empresas contam com integrações de qualidade e nativas, pelas quais todos os envolvidos se responsabilizam”, destaca Paulo Francez, CEO da E-Deploy, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas para gestão empresarial.
No food service, por exemplo, ao optar pelo all in one, o estabelecimento tem a confiança de que tudo está orquestrado para o pedido chegar na cozinha de forma fluída, o que acarreta mais produtividade. O delivery tem índices menores de erro e o sistema garante a integridade dos dados.
Por isso, essas plataformas contribuem diretamente para a diminuição de custos operacionais, um fator determinante para o varejo. “Quando se trabalha com diversos fornecedores, os serviços ficam desproporcionalmente caros. No all-in-one, o custo é mais baixo e a inteligência do processo como um todo aumenta”, afirma Francez.
Entre os exemplos de aplicação desse conceito estão os cardápios digitais e totens de autoatendimento, que tornam o pedido mais rápido e intuitivo para o cliente; sistemas integrados de gestão de pedidos e estoque, que agilizam o fluxo interno; meios de pagamento diversos e integrados, como cartão, dinheiro e Pix; ferramentas analíticas que permitem decisões estratégicas mais embasadas, com visão abrangente do negócio e o KDS que opera de forma inteligente, mesmo com a multicanalidade que existe nos pedidos do restaurante, a partir de vendas fora do salão.
Além de reduzir a complexidade na gestão, não há necessidade de integrar soluções.
Na E-Deploy, o sistema 3S Checkout é uma solução all-in-one projetada especialmente para o setor de food service. Se diferencia por operar de forma integrada ao ponto de venda local, sem depender da internet, o que garante maior estabilidade e menor possibilidade de interrupções no serviço. Oferece ainda backoffice na nuvem, conexão com canais de delivery e módulos específicos para diferentes etapas da operação.
Com esse tipo de tecnologia, o resultado é uma operação mais confiável, colaborativa e eficiente. Plataformas all-in-one não apenas derrubam barreiras entre áreas da empresa, como também promovem experiências mais integradas para os clientes e decisões mais rápidas para os gestores.
“No conceito all-in-one, tudo conversa de forma fluida. E é isso que o varejo precisa: menos complicação, mais resultado”, conclui Paulo Francez.