Com varejo online esperando superar 16 milhões de pedidos no Dia das Mães 2025, especialista aponta estratégias para impulsionar as vendas no período
O Dia das Mães, considerada pelos varejistas como a data mais importante para o comércio no primeiro semestre, deve trazer impactos positivos para o e-commerce pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de um crescimento de 14,5% em relação a 2024, o que representa R$ 9,7 bilhões em faturamento para o período.
A projeção também indica 16,7 milhões de pedidos durante o período – um aumento de 5% ao ano anterior. Além disso, o ticket médio deve subir 9%, alcançando R$ 579,51. No panorama geral, a estimativa é que, em 2025, o faturamento do e-commerce no Brasil durante o Dia das Mães 2025 ultrapasse R$ 234 bilhões, resultado 15% superior comparado ao ano anterior.
Para aproveitar o momento, os lojistas devem estar atentos às tendências de consumo. “O Dia das Mães é a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal, especialmente no ambiente digital. É o momento ideal para aplicar estratégias eficazes, entender o comportamento do consumidor e estabelecer relacionamentos duradouros, que possam se refletir nas próximas datas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.
O executivo reforça ainda que além do preço, os consumidores buscam por mais vantagens na hora da compra. “Nesse sentido, as campanhas de retail media e os programas de benefícios podem ser grandes aliados das marcas”, completa.
Publicidade online como aliada
O retail media permite a criação de campanhas personalizadas alinhadas aos interesses dos consumidores. Já os programas de cashback e clubes de compras incentivam o retorno e fortalecem o vínculo com os clientes. Ao combinar essas práticas com as análises de comportamento, os lojistas podem explorar novas oportunidades de consumo no Dia das Mães 2025.
Esparza aponta que “ferramentas como programas de fidelidade, opções de pagamento flexíveis e campanhas personalizadas – viabilizadas pelo retail media – são fundamentais para aprimorar a experiência de compra e fortalecer a conexão entre as marcas e os clientes. Essa abordagem atende às demandas imediatas e promove a fidelização, além de estabelecer relações de longo prazo e construir bases sólidas para o crescimento sustentável das empresas”, detalha.
Comportamento de compra do consumidor brasileiro
Para que as estratégias do varejo online sejam eficazes, é preciso ficar atento ao comportamento do consumidor brasileiro, que mostra:
- Parcelamento: de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serasa, empresa de proteção ao crédito e análise de riscos, no final de 2023, mais de 70% da população prefere parcelar as compras.
- Preço: o relatório “Consumer Signals” da EY, empresa especializada em auditoria e transações, divulgado em 2024, aponta que 85% dos clientes acompanham a variação de preços dos produtos ao longo do ano, aguardando o melhor momento para comprar.
- Cautela: já a Nielsen, empresa global líder em medição de audiência, mostrou em um estudo de 2024 que os brasileiros estão cada vez mais econômicos e cautelosos na hora de escolher onde gastar o dinheiro.
“Para se destacar no mercado, os varejistas precisam identificar padrões e necessidades específicas dos consumidores, especialmente em datas como o Dia das Mães 2025. Nessas ocasiões, o público tende a se planejar, buscando vantagens por meio de parcelamentos, programas de pontos e benefícios agregados em cada compra”, finaliza Esparza.