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    O que esperar da Black Friday deste ano?

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    Analisando o cenário, especialistas de diferentes áreas falam sobre o que o varejo pode esperar da Black Friday deste ano

    De acordo com o relatório recente da Nodus, grupo empresarial especializado em automação comercial para o varejo, em 2024, os consumidores pretendem adquirir quatro categorias diferentes de produtos e duas de serviços na Black Friday – 54% desejam comprar eletrônicos; 53% eletrodomésticos; 36% moda, saúde e beleza; 27% comida. Já em relação aos serviços, 33% almejam os de streaming; 24% delivery de comida e mercado; 24% pacotes de viagem; 19% planos de academia e/ou serviços de bem-estar; 18% transporte via aplicativo. 

    Já  o gasto médio deve ficar em torno de R$ 650, uma queda de 4% ao último ano, segundo a pesquisa realizada pela Haus, empresa do Grupo Stefanini. Ainda assim, a estimativa é que a data alcance R$ 7,6 bilhões em vendas neste ano, alta de 10% em relação à edição de 2023. Da mesma forma, o número de pedidos deve saltar 14%, para 11,7 milhões. 

    Analisando o cenário, especialistas de diferentes áreas falam sobre o que o varejo pode esperar da data sazonal deste ano. De acordo com Ary Vilhena Junior, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que agrega soluções de Conversational AI Marketing, CX & EX, UC & Collaboration e On Demand APIs, a automação e tecnologia continuará apoiando positivamente essa data. “À medida que nos aproximamos de datas estratégicas para o mercado, é essencial que as empresas estejam preparadas para atender os clientes no canal de contato de sua escolha, garantindo uma experiência consistente e integrada em todos os canais. Os assistentes conversacionais de voz e chat podem ser aliados valiosos na melhoria da experiência de compra e atendimento, oferecendo respostas rápidas, eficientes, inteligentes e automatizadas. A integração dessas tecnologias não apenas melhora a eficiência operacional, mas também fortalece a lealdade dos clientes, impulsionando o sucesso contínuo dos negócios”, completa. 

    Nessa época, a segurança na hora de compra e venda de itens é indispensável.  “Com o uso de soluções de segurança no comércio eletrônico é possível melhorar a satisfação do cliente e  deixá-lo tranquilo para realizar as compras no ambiente digital, proteger os seus dados e isso consequentemente ajudará no aumento das vendas e fará com que os consumidores sejam fiéis à marca e ao produto”, pontua Paulo Lima, CEO da Skymail, empresa destaque em serviços de e-mail corporativo, cloud computing e segurança digital.

    Ainda pensando na segurança, Thomas Law, fundador do Ibrawork e autor do livro ‘A Lei Geral de Proteção de Dados: uma Análise Comparada ao Novo Modelo Chinês’, alerta sobre a importância da LGPD e compliance durante a Black Friday. “As práticas de segurança e proteção de dados beneficiam tanto consumidores quanto empresas. Com a grande quantidade volume de dados pessoais coletados durante esse período, é essencial que as empresas estejam em conformidade com a legislação. Assim, além de evitar sanções, a empresa conquista a confiança do consumidor”, explica.

    Para Ricardo Maravalhas, CEO e fundador da DPOnet, empresa especializada em simplificar e democratizar a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a segurança de dados pessoais é tão valiosa quanto as promoções na Black Friday. Com a época de ofertas, muitos golpistas se aproveitam de estratégias da engenharia social e causam prejuízos financeiros, o que requer um cuidado maior tanto das empresas quanto dos consumidores. “Por isso, sempre orientamos que as companhias devem investir não somente em boas práticas de compliance com a LGPD, mas também promover um trabalho de educação com campanhas sobre proteção de dados pessoais para que os clientes não fiquem vulneráveis a cair em golpes. Por mais que a LGPD exista há seis anos, muita gente ainda não sabe dos próprios direitos. Quando as empresas ajudam, todos ganham no final”, ressalta.

    Investir na jornada do cliente é o que vai ser o grande diferencial na Black Friday. Segundo Fernando Wolff, CEO e sócio-fundador da Tech4humans, startup de SaaS (Software as a Service) e AIaaS (Artificial Intelligence as a Service) que oferece soluções avançadas de hiperautomação para seguradoras e financeiras, as empresas que proporcionam atendimento ágil e personalizado para resolver as dores do público saem na frente. “No cenário de hoje, a Inteligência Artificial deve ser uma grande aliada na gestão do dia a dia nas empresas. As companhias ganham com a economia de tempo e despesas, conseguindo focar em demandas mais estratégicas e os clientes recebem um atendimento mais personalizado em menos tempo, havendo mais chances de fidelização”, explica.

    Ainda com relação ao uso da inteligência artificial, Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado, destaca que ele deve ser mais intenso esse ano, visto que tivemos uma popularização maior da tecnologia entre as empresas. “Além de ajudar a otimizar as estratégias de vendas e melhorar a experiência do cliente, a IA possibilita que os varejistas analisem grandes quantidades de dados e identifiquem padrões de comportamento dos consumidores e tendências – o que é especialmente importante em datas como a Black Friday. A partir disso, podem criar ofertas mais personalizadas e direcionadas”, analisa.

    Um dos segmentos que tem recebido grande atenção por parte dos consumidores é o de saúde e na Black Friday esse ano não será diferente. De acordo com Zhang Ye, CEO e fundador da Always Fit, uma plataforma de e-commerce especializada em suplementos naturais, o público além de qualidade de vida, está em busca de segurança e praticidade na hora de efetuar as compras. Muito além de um site, é preciso haver uma logística preparada para atender a alta demanda sem gargalos e um canal de atendimento para dar suporte imediato, principalmente quando envolve a saúde das pessoas. Além disso, oferecer descontos especiais, programas de fidelidade e cashback diferenciados nessa época fazem a diferença. Infelizmente existem muitos golpes no setor de suplementos alimentares e quanto mais claras as informações para o público, melhor”, afirma.

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