‘Reergue RS’ engaja movimento associativista do comércio em todo o país em prol do setor varejista do Rio Grande do Sul
O engajamento da Federação Varejista do Rio Grande do Sul no movimento ‘Reergue RS’, criado pela entidade para ajudar na recuperação do Estado diante da calamidade que o atinge, vem se materializando em ações práticas em prol dos gaúchos. A iniciativa conta com a força do movimento associativista do comércio no Estado e fora dele, unindo CDLs de diversas localidades pela causa, e revertendo a solidariedade em ações sociais. “Estamos intermediando uma série de demandas e, com isso, auxiliando a agilizar o atendimento às necessidades mais urgentes de quem precisa”, explica o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
Em Flores da Cunha, por exemplo, as entidades acompanharam o envio de donativos para as cidades de Rolante e Riozinho, Igrejinha, Três Coroas e Arroio do Meio. Com essa mobilização, água, roupas, alimentos, cobertores, produtos de limpeza e higiene estão chegando às mãos de quem precisa. O mesmo movimento vem sendo feito pela CDL de Nova Prata, mobilizada para ajudar os municípios vizinhos. Em Bento Gonçalves, a CDL está engajada no movimento ‘Unidos Por Bento’, e juntamente a outras 20 entidades representativas locais arrecadou mais de R$ 2,1 milhões, em uma campanha que segue até 30 de maio e terá os valores coletados duplicados pelo Sicredi.
Diretamente, a Federação Varejista do RS vem, por meio da iniciativa ‘Reergue RS’, trabalhando pela arrecadação de recursos junto ao movimento associativista nacional, contando, para isso, inclusive com o apoio do Sistema CNDL. “Logo no início das enchentes, acionamos a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e, em uma reunião virtual, apresentamos a situação delicada pela qual vem passando o RS. A resposta foi imediata e já começaram a surgir parceiros dispostos a colaborar. Recebemos doações até mesmo do Amazonas para o ‘Reergue RS’, conta Pioner.
Outro esforço da Federação Varejista do Rio Grande do Sul para colocar a demanda do Estado no radar nacional foi o lançamento do “Movimento pelo Rio Grande do Sul” em parceria com a Stock Car. A principal categoria do esporte a motor nacional uniu-se à entidade para realizar uma campanha de arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas das enchentes. A campanha seguirá ativa pelo menos até o final da temporada 2024, envolvendo também as categorias Turismo Nacional, Stock Series e BRB Fórmula 4 Credenciada pela FIA, pertencentes à Vicar, promotora da Stock Car Pro Series. A meta inicial do projeto é arrecadar R$ 2 milhões em fundos que serão prontamente encaminhados para entidades de auxílio espalhadas por todo o Rio Grande do Sul.
Outro reforço nos investimentos de reconstrução virá por meio da inclusão da Federação Varejista no Comitê Gestor de Recursos advindos das doações via PIX recebidas pelo Governo do Estado, colaborando para os direcionamentos dessas aplicações.
Ajuda necessária
A necessidade de ajudar – e continuar colaborando – torna-se latente sempre que as pessoas vitimadas compartilham seus relatos. O diretor-financeiro da CDL de Putinga, Edgar Meneguetti, conta que, neste momento, o apoio financeiro, bem como a oferta de linhas de crédito sem juros para que os empreendedores locais possam refazer seus negócios, é fundamental. “A enchente atingiu diretamente em torno de 50 ou 60 empresas, mas todas as demais foram afetadas de algum modo: não conseguem receber insumos ou mercadorias, não conseguem produzir nas indústrias, nem mesmo o acesso a eletricidade estava restabelecido. Os setores da indústria e comércio estão com dificuldades financeiras, os empresários estão desanimados, sem saber por onde começam para reerguer. Então a demanda por apoio é grande”, relata.
Atento a esse cenário, o ‘Reegue RS’ vem organizado em três momentos: a primeira é o cuidado com a vida, com resgates e assistência às pessoas. Depois, focará na assistência às famílias, com limpeza e reconstrução de suas casas e entorno. “Feito isso, é imprescindível tratar das questões de estrutura para que voltemos a ter uma economia sadia no Rio Grande do Sul”, diz o presidente Pioner.
Como ajudar:
Reergue RS: as doações podem ser encaminhadas via pix, pela chave [email protected].
“Movimento pelo Rio Grande do Sul”: doações através do Pix [email protected].