Por Lucas Torres, 8/04, às 8h00
Com mais de 110 milhões de usuários no Brasil, TikTok Shop deve alavancar ainda mais o social commerce no varejo nacional
O varejo online no Brasil deve ganhar em breve um novo protagonista: o TikTok Shop. A funcionalidade de compras integrada à rede social ainda não tem data oficial de lançamento, mas está prevista para chegar ao país ainda em 2025. A ferramenta já está em fase de testes, com acesso restrito a alguns criadores de conteúdo selecionados pela plataforma.
Nos mercados onde já opera, como os Estados Unidos, o TikTok Shop alcançou um desempenho relevante. Por lá, movimenta cerca de US$ 9 bilhões por ano e tem participação destacada em eventos como a Black Friday.
Especialistas avaliam que a chegada do recurso representa um ponto de atenção para o varejo. Empresas que já trabalham com vídeos curtos de forma estruturada tendem a se beneficiar. É o caso de redes como C&A e Renner, que vêm investindo em conteúdo na plataforma. Um relatório recente do Santander aponta que os setores de moda, beleza e casa devem estar entre os mais afetados com a introdução da ferramenta no Brasil.
Redes sociais ganham espaço como canal de vendas
A chegada do TikTok Shop coincide com o crescimento das redes sociais como canais relevantes de conversão. Dados da Nuvemshop mostram que quase 2 milhões de pedidos feitos por pequenas e médias empresas no primeiro semestre de 2024 foram originados por divulgações em redes sociais — um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Isso representa 24% do total de pedidos feitos no período (8,4 milhões).
Entre as plataformas, o Instagram foi responsável por 89% dessas vendas, o que corresponde a cerca de 1,6 milhão de pedidos. O cenário mostra que o comércio digital já responde de forma direta ao conteúdo gerado nessas redes — o que abre espaço, mas também eleva o nível de exigência para quem pretende competir nesse formato.