Além do autoatendimento dos clientes, solução otimizou pontos como precisão do estoque e produtividade da contagem
A Sensormatic Solutions, portfólio global de soluções de varejo da Johnson Controls (NYSE: JCI), anunciou a arquitetura, integração e implantação bem-sucedidas de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) em 50 lojas Decathlon no Brasil. A implementação aprimorou o gerenciamento de estoque por todo o percurso dos produtos, da cadeia de suprimentos até o ponto de venda, aperfeiçoando a experiência do consumidor e impulsionando as operações da loja.
Soluções habilitadas para RFID que fornecem visibilidade total do inventário oferecem insights sobre o fluxo de mercadorias, garantindo que os produtos estejam disponíveis no lugar certo e na hora certa, até o checkout. A expertise da Sensormatic Solutions em soluções de varejo RFID impulsionou o desenvolvimento e a implantação das tecnologias de gerenciamento de inventário existentes da Decathlon para criar uma loja totalmente habilitada para RFID, alinhando com a promessa de sempre olhar com prioridade para a experiência de seus clientes, além de investir em inovação para otimizar suas operações.
“Além de melhorar a eficiência operacional, a tecnologia RFID trouxe ganhos significativos na gestão de estoque. Houve um aumento de 3 pontos percentuais na acuracidade do inventário e um avanço de 38% na produtividade das contagens, em comparação com o mesmo período do ano passado. A rastreabilidade aprimorada dos produtos também se mostrou fundamental para garantir os rigorosos padrões de qualidade da empresa”, conta Kaio Andrade, gerente regional de operações da Decathlon Brasil.
Parte da arquitetura e integração incluiu testes rigorosos, treinamento abrangente da equipe e a instalação de leitores e tags habilitados para RFID. Os testes iniciais aconteceram nas unidades da Decathlon na avenida Paulista e no Tamboré, em São Paulo, antes de expandir para incluir as 50 unidades em todo o Brasil. Os resultados incluíram:
- Redução de 50% no tempo de autoatendimento dos clientes;
- 100% dos produtos são lidos instantaneamente e com precisão quando colocados na cesta de autoatendimento dos clientes;
- Aumento de três pontos percentuais na precisão do estoque e 38% na produtividade da contagem.
“Temos orgulho de colaborar com varejistas como a Decathlon, que abraçam a inovação para impulsionar experiências de varejo de qualidade”, afirma Luiz Sanches, gerente-geral de varejo da Sensormatic Solutions no Brasil.
“Ao desenvolver e implementar soluções impactantes habilitadas para RFID por meio de nossos serviços de serviços de consultoria, a Decathlon pode alavancar uma abordagem precisa e orientada por dados para fortalecer suas operações e estabelecer as bases para mais casos de uso, como provadores autônomos, projetados para criar momentos memoráveis para os clientes”, conclui”.