Food To Save propõe movimento sustentável com venda de excedentes de produção de redes do varejo alimentício. Saiba mais sobre os supermercados verdes
Cerca de 17% dos alimentos disponíveis aos consumidores são desperdiçados no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No Brasil, estima-se que quase 30% de toda a produção alimentar não chega ao prato do consumidor. Diante desse cenário alarmante e de uma demanda crescente por práticas sustentáveis, o varejo alimentício nacional tem buscado soluções baseadas na economia circular, encontrando na tecnologia um aliado.
Nesse cenário, a Food To Save, app nº1 no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, atua na conexão entre estabelecimentos – entre eles, grandes redes de supermercados – e consumidores interessados em adquirir alimentos com até 70% de desconto. As Sacolas Surpresa, montadas por redes parceiras, contêm produtos próximos do vencimento ou com pequenas imperfeições, ainda próprios para o consumo. A compra é feita pelo aplicativo, com opção de retirada no ponto de venda ou entrega em domicílio. O modelo contribui para a redução do desperdício e amplia o acesso a alimentos com preços mais acessíveis.
Desde 2022, são 2.012 supermercados parceiros e mais de 738 mil Sacolas Surpresa vendidas, movimentando mais de R$ 28 milhões em vendas. “A parceria com supermercados verdes é uma das formas mais eficazes de reduzir o desperdício em larga escala”, afirma Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save. “Estamos ajudando o varejo a adotar práticas mais sustentáveis ao mesmo tempo em que oferecemos economia real tanto para o consumidor quanto para os estabelecimentos.”
Além do impacto ambiental, o modelo também gera valor para o negócio: supermercados verdes reduzem perdas financeiras, melhoram a gestão de estoque e fortalecem sua imagem junto a um público cada vez mais engajado com causas sustentáveis. Já os consumidores ganham acesso a produtos de qualidade com preços muito abaixo do mercado.
A iniciativa também contribui para o fortalecimento da economia circular, conceito que prega a reutilização de recursos e a redução do descarte como formas de preservar o meio ambiente e otimizar processos produtivos.
“Essa transformação é inevitável. Os supermercados que abraçarem a sustentabilidade como parte de sua estratégia estarão mais preparados para atender o consumidor de amanhã: mais exigente, mais informado e muito mais comprometido com o planeta”, conclui Infante.
Com a Food To Save, qualquer loja ou restaurante de pequeno, médio ou grande porte pode evitar o desperdício de alimentos e reverter o prejuízo do estabelecimento, sem mensalidades ou custos adicionais. Para se cadastrar no aplicativo, basta se inscrever de forma gratuita no site da foodtech.