Desde que o craque pisou em solo brasileiro em seu retorno ao Santos, parceria entre Neymar e Mercado Livre já produziu ao menos quatro ações robustas de marketing
Lucas Torres, 7/02, às 9h30
Quando Neymar recebeu um pacote do Mercado Livre (ML) logo que desceu do avião em seu retorno ao Brasil, ficou claro: marketplace está investindo pesado no craque para reforçar ainda mais suas ações voltadas ao futebol.
Essa impressão inicial se confirmou nas ações subsequentes, quando o ML mostrou-se o principal patrocinador da apresentação apoteótica de Ney na Vila Belmiro e distribuiu cupons especiais, promovidos pelo jogador, para sua reestreia contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.
Para além do branding, as ações da parceira entre Neymar e Mercado Livre têm se revertido em resultados de financeiros para o segundo. Para se ter uma ideia, durante a ação que recepcionou o jogador, as vendas de itens esportivos na plataforma dispararam, registrando um aumento de 52% em relação à mesma data da semana anterior.
Vale pontuar, porém, que estas campanhas com o astro não se tratam de movimentos isolados do Mercado Livre no âmbito do futebol. Pelo contrário, ratificam uma ofensiva estruturada nesta direção.
Em 2024, por exemplo, a plataforma nascida na Argentina deu um passo gigantesco ao investir R$ 1 bilhão na aquisição dos naming rights do Pacaembu pelos próximos 30 anos. Agora batizado de Mercado Livre Arena Pacaembu, o estádio tornou-se um dos símbolos desse movimento ambicioso. O complexo ainda recebeu novos nomes para outras instalações, como o Mercado Pago Hall, reafirmando o peso da marca no cenário esportivo.
Antes disso, em 2023, a empresa já havia firmado um acordo de patrocínio com a Conmebol, passando a estampar sua marca nas competições mais importantes do continente: Copa Libertadores (masculina e feminina), Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana.
Tais movimentações devem chamar a atenção de concorrentes do marketplace na América Latina, com destaque para Amazon, que embora seja parceira de ações esportivas nos Estados Unidos, ainda não fez invesitmentos robustos neste sentido na América Latina.
Pela perspectiva dos fãs de futebol, a parceria entre Neymar e Mercado Livre tem gerado alguma expectativa sobre o envolvimento do segundo em ações de ainda maior impacto – como, por exemplo, o envolvimento em uma SAF no futuro próximo. Vale ficar de olho!