Em artigo, o diretor-executivo de produtos para Varejo da TOTVS, Elói Assis, elenca os motivos pelos quais a IA veio para ficar no varejo e a aponta como um verdadeiro game changer no setor
A NRF 2025 começou com foco total em Inteligência Artificial. Diferente do hype passageiro do metaverso, que estava presente em quase todas as palestras em 2022 e desapareceu completamente no ano seguinte, a IA apareceu no último ano e segue como o principal tópico por aqui – 50% das palestras abordam declaradamente o tema já em seus títulos, fora as apresentações que sem dúvidas passarão pelo tema.
Acompanhando de perto a NRF em Nova Iorque, é fato que a IA representa uma verdadeira mudança no jogo do varejo. A palestra de abertura “Game-changing times for the retail industry”, com Azita Martin, vice-presidente de Varejo e Bens de Consumo Embalados (CPG) da NVIDIA, reforçou essa visão, destacando o papel da IA na transformação do varejo, transformando a experiência do cliente, otimizando operações e, claro, aumentando as vendas.
Marcas como Levi’s, Starbucks e Bath & Body Works apresentaram cases de uso real da tecnologia e mostraram porque a IA veio para ficar no varejo. As empresas detalharam como estão usando tecnologia, IA e dados para personalizar experiências, otimizar operações e impulsionar o crescimento sustentável no varejo. A Starbucks, por exemplo, usa a inteligência artificial para otimizar o tempo de preparo e entrega dos pedidos, especialmente em horários de pico. A nova estratégia visa garantir que cada café seja servido em até 4 minutos no balcão e 12 minutos para pedidos móveis, melhorando a eficiência e a satisfação dos clientes.
Mas a grande questão em debate agora é o acesso aos dados. Vemos há um tempo, e é um problema que já sabíamos que iria acontecer, que algumas ferramentas de IA estão “batendo no teto” em relação a quantidade de dados disponíveis. Enquanto as IAs públicas se baseiam em informações disponíveis na internet, as empresas têm um tesouro de informações que estão presos em ERP e outros sistemas usados diariamente. A chave para o sucesso que mostra a razão pela qual a IA veio para ficar no varejo no varejo está em liberar o potencial desses dados, gerando valor real e transformando-os em resultados reais para seus negócios, tanto na forma de maior produtividade, mas, acima de tudo, no que eu mais acredito: liberar os seres humanos de funções robóticas, para que eles possam ser verdadeiramente humanos no contato com seus clientes.
A NRF 2025 reforça o que já estava claro: a IA não é uma moda passageira. É uma mudança de paradigma que exige uma nova abordagem em relação aos dados. As empresas que conseguirem usar a IA, e isso somente acontecerá se treiná-la com seus dados, estarão à frente no jogo do varejo, impulsionando a inovação e a personalização da experiência do cliente.