Especialista em vendas, Gustavo Malavota revela tática para aumentar o ticket médio no Dia dos Pais
Tradicionalmente marcado por um volume de vendas inferior ao de datas como Dia das Mães, Natal ou Black Friday, o Dia dos Pais nem sempre é visto pelo varejo como uma grande oportunidade de performance. Mas isso não significa que ele deva ser encarado com indiferença.Muito pelo contrário…
De acordo com o especialista em vendas e fundador do Grupo Mola, Gustavo Malavota, existem estratégias bastante eficazes para maximizar os resultados nesta época do ano. Uma das principais é trabalhar com o conceito de “produto com significado”.

Na prática, isso significa sair do lugar comum da oferta puramente racional e entregar ao consumidor uma razão emocional que impulsione a decisão de compra. “Ajude seu pai a ficar mais saudável”, por exemplo, pode ser uma boa chamada de apoio para quem está vendendo um tênis esportivo, transformando o item em parte de uma mensagem afetiva e funcional.
Segundo Malavota, que já treinou mais de 170 mil vendedores ao longo de sua trajetória, muitas lojas têm investido em cartões com mensagens impressas, que vinculam o presente a um propósito mais simbólico. O resultado é um impulso adicional ao cliente que ainda está indeciso.
A técnica também abre espaço para o aumento do ticket médio. Ao reforçar um objetivo maior, como cuidar da saúde do pai, o varejo pode oferecer kits compostos por produtos complementares, como um short de corrida ou um suplemento alimentar junto ao tênis, por exemplo.
O que está em jogo, portanto, é a capacidade de transformar o Dia dos Pais em algo mais do que uma data comercial. Com uma abordagem emocional bem estruturada, é possível não só vender mais, mas também vender melhor.