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    Mais de 70% das compras para a Páscoa devem ser feitas pela internet

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    O e-commerce deve liderar as preferências dos brasileiros nas compras para a Páscoa 2025. Ações com descontos, benefícios e uma abordagem omnichannel, podem impulsionar as vendas no varejo físico e online

    A Páscoa representa uma oportunidade estratégica para o varejo brasileiro, impulsionando as vendas no início do segundo trimestre. Conforme a Kantar, entre março e abril do ano passado, o volume de comercialização de chocolates cresceu 15% em relação a 2023. Já para este ano, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um crescimento entre 8% e 12% nas vendas em comparação a 2024. 

    Para alcançar esses resultados, varejistas vêm adotando estratégias para atrair consumidores tanto para lojas físicas quanto para plataformas de e-commerce. De acordo com o Instituto de Pesquisa Nielsen, empresa global de mensuração e análise de dados, 65% dos consumidores compraram seus produtos de Páscoa via e-commerce em 2024. A previsão para este ano é que essa participação ultrapasse 70%. Além disso, transações realizadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, devem representar mais de 45% do total das compras para o a Páscoa.
     

    A importância da experiência omnichannel 

    Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, o consumidor busca conveniência sem abrir mão da experiência. “Para a Páscoa de 2025, assim como em outras datas importantes para o varejo, é essencial que as empresas integrem suas operações físicas e digitais, em uma abordagem omnichannel. Ofertas atrativas vinculadas a programas de benefícios, como cashback e acúmulo de pontos, fortalecem as compras em todas as plataformas e garantem vantagens competitivas”.

    A análise do executivo também é reforçada pelo relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento com inteligência artificial, e a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online. O documento mostra que 75% dos consumidores que pesquisam produtos e serviços pela internet dão preferência a empresas que oferecem programas de benefícios.
     

    Tendências para a Páscoa: além dos chocolates 

    O e-commerce também está na preferência de quem deseja festejar a Páscoa. Conforme os dados da Nielsen, além dos tradicionais ovos de chocolate, outros produtos como cestas temáticas, kits de presentes personalizados e artigos de decoração devem ter impacto nas vendas online, com um aumento estimado de 20% comparado ao desempenho de 2024 alcançado pelas compras para a Páscoa. 

    “Este é um bom momento para a integração de estratégias de retail media, que permite que varejistas expandam suas fontes de receita, ao mesmo tempo, em que são capazes de melhorar a experiência do cliente”, detalha Eduardo. 

    O retail media é uma estratégia de publicidade digital personalizada, em que os varejistas utilizam seus próprios canais, como e-commerces e marketplaces, para anunciar produtos e marcas diretamente aos consumidores. “Ao levar em conta os interesses de seus clientes para exibir anúncios personalizados, essa estratégia transforma usuários pontuais em clientes fiéis, que voltam a comprar devido a uma boa experiência de compra”, conclui.

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