Mais

    Intenção de compras para a Black Friday ganha força na Região Sudeste

    spot_img

    Levantamento da Wake com a Opinion Box revela diferenças de comportamento por estado, gênero e faixa etária na preparação para o Black Friday do varejo brasileiro

    O Sudeste é o grande termômetro para a Black Friday 2025 e o comportamento de compra na região reflete a maturidade e diversidade de consumo, segundo pesquisa nacional de intenção de compra. Com 43,3% do total de entrevistados interessados em aproveitar a data, o destaque fica para São Paulo, que sozinho representa 21,6% das intenções de compra na região.

    Em São Paulo, a intenção de compra divide-se entre 18,6% de homens e 23,6% de mulheres, com a faixa etária entre 40 e 49 anos liderando, respondendo por 26,9% do total do estado. Já no Rio de Janeiro, 10,7% dos entrevistados pretendem consumir durante a Black Friday, com leve predominância masculina, 11% dos homens e 10,5% das mulheres, e a maior participação entre os consumidores com 50 anos ou mais (13,7%).

    Minas Gerais apresenta 9% do total de entrevistados da pesquisa, sendo 9,5% de homens e 8,6% de mulheres com intenção de comprar. As faixas etárias mais ativas no estado são 25 a 29 anos e 50+, cada uma com 9,5% das intenções de compra. Já no Espírito Santo, o percentual de interessados é menor, representando 2% do total nacional, com 1,7% de homens e 2,2% de mulheres, predominando a faixa de 30 a 39 anos (3,1%).

     “A região Sudeste confirma seu papel central no mercado de consumo digital, com destaque para a participação feminina e para faixas etárias maduras, que demonstram crescente interesse em produtos e promoções durante a Black Friday. Compreender esses perfis é fundamental para que marcas e varejistas ajustem suas estratégias de oferta e comunicação”, afirma Alessandro Gil, VP da Wake.

    O levantamento mostra que o comportamento do Sudeste confirma seu papel de referência no varejo brasileiro: é onde as tendências se testam e ganham escala. Entender o ritmo de consumo da região é antecipar movimentos de mercado, um diferencial para marcas que querem liderar a Black Friday de 2025.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar