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    IA generativa é aposta da indústria para se aproximar do varejo 

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    Relatório da Yalo e projeções do Gartner indicam que a IA generativa será relevante na estratégia comercial da indústria para se aproximar do varejo em 2025 

    A inteligência artificial vem modificando a dinâmica de distribuição e de vendas na indústria brasileira, principalmente em negócios estratégicos com pequenos varejistas. Um estudo realizado pelo Gartner prevê que, em 2025, 35% dos diretores de vendas (CROs) irão estruturar equipes híbridas que contemplem funções com agentes inteligentes dentro de suas estratégias de go-to-market. Essa tendência reforça o papel da indústria na adoção de tecnologias que garantam maior eficiência e personalização no relacionamento para se aproximar do varejo.  

    O levantamento do Gartner também aponta que 75% dos profissionais de vendas já utilizam insights baseados em dados para otimizar atividades e 84% afirmam que seus sistemas fornecem recomendações de melhores ações a serem tomadas com clientes e prospects. Agora, o próximo passo é expandir esse potencial com a IA, permitindo que as equipes comerciais façam atendimentos totalmente personalizados e automatizados.

    Dados da Yalo, empresa latino-americana que oferece uma plataforma inteligente de vendas com agentes, revelam que as empresas estão mais abertas a soluções integradas, visando maior escalabilidade e produtividade. Nos últimos cinco anos, o portfólio de produtos das grandes indústrias cresceu, enquanto os times de vendas permaneceram do mesmo tamanho. Isso demonstra a necessidade da adoção de soluções baseadas em IA e automação para manter a competitividade, manter o relacionamento e se aproximar do varejo. 

    “A capacitação baseada em casos de uso com IA é fundamental para mostrar como a tecnologia pode ser um multiplicador de força para as equipes de vendas. Ela permite que os vendedores se concentrem em atividades estratégicas, enquanto a IA cuida das tarefas repetitivas”, explica Manuel Centeno, Co-Fundador e General Manager Brasil da Yalo

    O levantamento da Yalo também aponta que as empresas consideram fundamental manter os vendedores como parte essencial da estratégia comercial. 

    Segundo Manuel Centeno, a integração da IA deve ser feita de maneira a preservar a experiência do cliente, garantindo que a automação não comprometa o atendimento humanizado. “A IA deve ser vista como aliada e não como uma ameaça. Ignorar ou negligenciar essa realidade significa perder oportunidades de crescimento e eficiência. Quando bem aplicada, a tecnologia impulsiona a criatividade, gera autonomia para os vendedores e aumenta a produtividade da organização”, conclui o General Manager da Yalo no Brasil. 

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