Cielo traz ideias de como aproveitar a data mais romântica do ano para aumentar as vendas nos canais físicos e digitais
O Dia dos Namorados é uma data importante para o Varejo, impulsionada pela compra de presentes nos mais diversos segmentos.
Em 2022, por exemplo, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou crescimento de 20,3% das vendas no Varejo feitas no período de 06 a 12 de junho. A alta foi equilibrada tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, alcançando 20,3% e 20,6%, respectivamente.
Ainda segundo o ICVA, o segmento de Vestuário cresceu 34% e foi o destaque entre os setores que tiveram aumento nas vendas. Cosméticos e higiene pessoal (+ 16%), Livrarias, papelarias e afins (+ 11,3%) e Óticas e joalheiras (+5,5%) também foram positivamente impactados nesta data comemorativa.
Para o empreendedor, uma estratégia previamente definida pode ajudar a determinar como serão suas vendas neste período em que o mercado é bastante concorrido, mas que também é aberto à fidelização de novos clientes.
Realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, empresa especializada em CRM, a pesquisa “Tendências do Varejo” entrevistou mais de dois mil consumidores, e mostrou que 73% declararam ter realizado compras online em sites e lojas virtuais nos últimos 12 meses; e 70% em lojas físicas. Além disso, 63% disseram ter feito a compra dentro de aplicativos e 23%, pelas redes sociais.
“Sabemos que o omnichannel já está presente na rotina dos consumidores. A oportunidade de explorar o físico e o digital abre portas para novas vendas. O varejista pode inovar em seu respectivo setor e aproveitar novas e grandes oportunidades para ampliar sua estratégia de negócios”, diz Estanislau Bassols, presidente da Cielo.
Diante deste cenário, a Cielo, empresa de meios de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, preparou algumas dicas para vender mais no Dia dos Namorados:
- Diversifique o pagamento
De acordo com a pesquisa “Tracking de Marca Da IPSOS”, encomendada pela Cielo, com mais de 1200 negócios nas principais capitais do país no ano passado, 71% dos entrevistados acreditam que a diversidade das opções de recebimento e venda (QR Code, PIX) são importantes para a digitalização dos seus negócios. Tanto a loja física como online, podem optar por pagamentos mais rápidos e práticos, como Pix, QR Code, pagamento por aproximação e outros. Por isso, além do débito e do crédito, oferecer diversos meios de pagamento pode ser uma ótima oportunidade.
- Ações Promocionais
Datas comemorativas são um momento especial para oferecer alguns benefícios como frete grátis, cupons de desconto e desconto progressivo, chamam mais a atenção do consumidor. Lembrando que a ideia é divulgar em todas as plataformas e no ponto de venda.
- Use o e-commerce a seu favor
Personalize o site com a temática da data comemorativa e aproveite a oportunidade para anunciar descontos e promoções nas compras no e-commerce. Use as redes sociais como aliada para atrair o público que acompanha a loja nas mídias e permitir que a loja virtual ou física tenha uma visibilidade maior.
- Atendimento personalizado
Permitir a personalização de itens como embalagens customizadas, produtos e cartões com a temática do Dia dos Namorados são algumas opções que podem fazer a diferença. Ter itens variados disponíveis em ambos os canais e permitir a montagem de cestas de presentes proporciona um serviço especial que pode fidelizar o cliente.