Especialista orienta profissionais a aproveitarem a janela de contratações temporárias para ampliar experiência, fazer novos contatos profissionais e abrir portas para o emprego efetivo
Com a aproximação do fim do ano, a movimentação no mercado de trabalho já é visível e reflete a busca por profissionais para atender à alta demanda. Segundo levantamento da Catho, plataforma gratuita de empregos, mais de 55 mil vagas temporárias foram anunciadas apenas nos últimos quinze dias.
As oportunidades estão distribuídas em todo o território nacional, contemplando, principalmente, as áreas de administração, financeiro, industrial, suprimentos, saúde e telemarketing, que tradicionalmente ampliam seus quadros de colaboradores com contratações temporárias para atender ao aumento de atividades no período que, no varejo, é gerado pela Black Friday e pelas festas de fim de ano.
De acordo com Carolina Tzanno, gerente sênior de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho, o cenário representa uma chance importante para profissionais que buscam recolocação ou desejam ingressar no mercado de trabalho: “As vagas temporárias são excelentes portas de entrada. Além de oferecerem a possibilidade de renda imediata, elas permitem que o profissional mostre suas habilidades, construa networking e, muitas vezes, conquiste uma efetivação posteriormente”.
A especialista ressalta ainda que, para se destacar, é essencial que o candidato trate o processo seletivo com a mesma seriedade de uma vaga efetiva, sendo importante preparar um bom currículo, atualizado e com foco nas competências mais valorizadas para a função. Ainda, vale demonstrar comprometimento, flexibilidade e vontade de aprender, tanto durante a entrevista como no dia a dia do trabalho temporário.
“As contratações temporárias também podem servir como um termômetro do mercado, indicando setores aquecidos e novas demandas por determinados perfis profissionais. Mesmo que o contrato tenha prazo definido, essa oportunidade gera aprendizado e aumenta a competitividade do candidato para futuras vagas. Se bem aproveitado, é um momento estratégico para quem quer ganhar experiência e conquistar mais visibilidade”, conclui a especialista.

