Especialistas compartilham dicas e estratégias para varejistas aumentarem as conversões por meio do Google Perfil de Empresas, design, dados e performance técnica na data, que acontece no dia 10 de agosto neste ano
O comportamento online dos consumidores na véspera e nos dias seguintes ao Dia dos Pais revela que, para o varejo físico, as oportunidades de conversão de clientes se destacam dentro do mês de agosto. Conforme um levantamento da Harmo, empresa de tecnologia líder em gestão de Google Perfil de Empresas no Brasil, em 2024, o mês de agosto apresentou 35% mais de visualizações e 23% mais de ações no Google Perfil de Empresa, como pedidos de rotas, ligações e acessos ao site, das lojas em shopping centers, em comparação ao mesmo mês em 2023.
O levantamento também aponta que, embora o volume de interações não tenha registrado um pico fora da curva exatamente no fim de semana do Dia dos Pais, houve alta consistente tanto na semana anterior quanto na posterior à data.
“As buscas e ações no Google Perfil de Empresas indicam não apenas interesse, mas intenção real de visita e compra. Monitorar esse comportamento permite ao varejo adaptar promoções e comunicações com maior precisão ao longo do mês, não apenas nos dias próximos à comemoração. Atualmente, segundo um estudo do Google, 76% dos consumidores visitam o local em até 24h, após traçar uma rota pelo Google”, afirma Lucas Hansel, cofundador e diretor de marketing e produto da Harmo.
Com as avaliações online cada vez mais decisivas para a escolha dos consumidores, a presença digital bem gerenciada das empresas, especialmente em datas sazonais como o Dia dos Pais, passa a ser fundamental. “O período chamado de ‘cauda longa’ de intenção de compra, que se estende da semana anterior até a seguinte à data, oferece uma janela maior para ações de marketing local e ativações promocionais”, explica Lucas.
Para o executivo, algumas estratégias para varejistas podem ser adotadas para melhor aproveitar o potencial da data, como manter atualizado o horário de funcionamento e inserir fotos no Google Perfil de Empresas; responder avaliações e incentivar comentários recentes; aproveitar os dias de maior volume de buscas para impulsionar ofertas; e integrar as ações digitais com campanhas físicas para gerar tráfego real para as lojas.
Dados são diferencial para orientar ações e planejamento
Bernardo Rachadel, diretor de Unidade de Negócio de Varejo da Zucchetti Brasil, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão que atende mais de 120 mil micro e pequenos comércios em todo o país, reforça que um bom planejamento segue sendo fundamental para aproveitar melhor o potencial de datas comemorativas. “Seja qual for o tamanho do negócio, ao se preparar com antecipação, o comerciante tem a chance de negociar preços melhores e condições mais atrativas com fornecedores, garantindo a realização de boas promoções. Pode, ainda, aproveitar o momento para tirar de estoque itens parados em lojas de roupas, calçados e acessórios, com estratégias como a criação de kits promocionais”, sugere.
Para orientar essas ações, a tecnologia surge como uma importante aliada. Com softwares de gestão focados em micro e pequenos varejos, comerciantes podem tomar decisões estratégicas apoiados em dados sobre estoque, tendências de consumo por períodos e de desempenho em promoções realizadas. Além disso, sistemas integrados também se transformam num diferencial de atendimento. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, a contribuição com agilidade e redução de falhas operacionais se torna fundamental para a fidelização de clientes.
“Principalmente em datas comemorativas, o serviço é o fator que mais pesa na decisão do cliente na hora de escolher um restaurante. Nesse sentido, a tecnologia atua como um suporte estratégico, e permite garantir um atendimento muito mais eficiente, auxiliando do controle de estoque ao envio automático de pedidos para a cozinha. Com Inteligência Artificial, é possível a sugestão de adaptações para melhorar o desempenho em tempo real, facilitando a tomada de decisão do lojista, deixando a informação simples e acessível, para entender onde é preciso melhorar, seja estoque, financeiro ou atendimento”, comenta Bernardo Rachadel.
Conexão emocional e eficiência: o papel do design digital
No e-commerce, o design desempenha um papel importante nas estratégias de varejistas na construção da experiência de compra. Segundo pesquisa da Red Website Design, 94% dos consumidores deixam páginas com design ruim, o que reforça a importância de uma navegação fluida, layouts limpos e informações bem distribuídas. De acordo com Walisson Feijo Santana, head de design da Atomsix, estúdio global de design e tecnologia, o design atua como um elo entre a identidade da marca e o estado emocional do consumidor, influenciando diretamente a tomada de decisão. Em datas como o Dia dos Pais, um site responsivo, organizado e intuitivo pode ser decisivo para o fechamento da compra.
“Além da usabilidade, a apresentação visual dos produtos também impacta os resultados. Imagens que contextualizam o uso, simulações e elementos que remetem ao universo afetivo da data ajudam a estabelecer conexões imediatas”, explica Walisson. Por isso, antecipar campanhas, capturar leads e manter consistência entre identidade visual e posicionamento da marca são ações que transformam canais digitais em vitrines de performance, especialmente em períodos de alta demanda e concorrência.
Performance técnica como diferencial competitivo
No varejo digital, datas comemorativas como o Dia dos Pais representam momentos de alta demanda que exigem preparação técnica e estratégica das empresas. De acordo com Vinicius Teixeira, diretor de Growth da Quality Digital, empresa de tecnologia brasileira com atuação global, é fundamental que as organizações garantam que todos os elementos estejam funcionando adequadamente para atender ao aumento do fluxo de consumidores. A falta de preparação pode resultar em falhas no abastecimento de estoque, perda de oportunidades de captação de leads e problemas técnicos no site durante os picos de acesso.
“A performance técnica é importante para o sucesso em datas comemorativas. É preciso assegurar que o site tenha tempo de carregamento adequado, boa usabilidade e capacidade para suportar grandes volumes de tráfego”, explica Vinicius. Por isso, verificar a disponibilidade de estoque, definir precificação competitiva, preparar landing pages específicas para a data e implementar ferramentas de analytics para monitoramento em tempo real são ações que transformam o Dia dos Pais em uma oportunidade de resultados expressivos para empresas que atuam com e-commerce.