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    Ao analisar comportamento do consumidor, IBEVAR-FIA Business School aponta que empresas do mercado luxo têm menos problema para fidelizar

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    A análise abrange dezessete segmentos do varejo, revelando diferenças significativas do comportamento do consumidor em cada um deles

    Um estudo do IBEVARFIA School analisou o comportamento de compra dos consumidores brasileiros, classificando os setores do varejo com base no NPS (Net Promoter Score), na sensibilidade a preços e na recorrência de compras. De acordo com a entidade, esses três fatores são essenciais para entender a o comportamento do consumidor no que diz respeito à lealdade e suas implicações na rentabilidade em um mercado competitivo. A análise realizada avaliou dezessete segmentos do varejo, revelando diferenças significativas em cada um deles.

    A recorrência de compras varia consideravelmente entre os segmentos, com supermercados e farmácias apresentando taxas de 55% a 70%. Em contrapartida, setores como concessionárias registram apenas 15%. Outros grupos, como livrarias e marcas de luxo, possuem taxas entre 30% e 35%. Esses dados indicam a relevância da fidelização do cliente e a necessidade de estratégias adequadas para cada setor.

    Quanto ao NPS, marcas de luxo lideram com 70%, seguidas por artigos esportivos e roupas esportivas, enquanto concessionárias têm o menor índice, com 25%. 

    Em relação à sensibilidade a preços, os supermercados e fast fashion apresentam alta elasticidade (8), enquanto marcas de luxo têm a menor sensibilidade (1). Esses resultados da análise do comportamento do consumidor sugerem que setores com alta sensibilidade devem adotar estratégias competitivas, enquanto aqueles com baixa sensibilidade podem se concentrar em valor agregado e qualidade.

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