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    Retail Media no varejo de beleza: três caminhos para explorar

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    Segundo especialista no setor, retail media no varejo de beleza tem experiência omnichannel e personalização como alguns de seus principais pilares

    Assim como no ano passado, o tema de Retail Media foi um dos tópicos mais discutidos na NRF 2025, o maior evento mundial do varejo, realizado em Nova Iorque de 12 a 14 de janeiro. Tendência mundial, essa modalidade de publicidade também está crescendo no Brarasil e representa oportunidades para diversos segmentos do setor varejista, incluindo o setor de beleza.

    Diretora Executiva da Sumirê, com mais de 16 anos de experiência no setor, Renata Minami adotou a estratégia de Retail Media em 2019 como um projeto piloto em algumas lojas no interior de São Paulo. Desde então, a rede de perfumaria expandiu gradualmente seu uso, alinhando a inovação às necessidades dos clientes e ao seu posicionamento de atendimento personalizado e especializado.

    “Observamos um aumento significativo na retenção e engajamento dos clientes nas lojas onde a estratégia foi implementada, com um crescimento médio de 15% no ticket médio das vendas nesses locais. O Retail Media no varejo de beleza também demonstrou um impacto positivo na atração de novos clientes, graças à sua capacidade de oferecer conteúdos mais dinâmicos e relevantes”, explica a executiva.

    Renata considera a estratégia de marketing eficaz para fidelizar clientes no mercado de beleza, porque proporciona uma experiência de compra mais envolvente e personalizada. “No setor do varejo de cosméticos, onde os consumidores buscam orientação e novidades, conteúdos interativos e educativos exibidos no ambiente da loja reforçam o relacionamento entre a marca e o cliente, gerando maior confiança e fidelidade”. 

    Renata Minami destacou três caminhos para o uso do Retail Media no varejo de beleza e compartilhou estratégias para sua implementação.

    1- Experiência omnichannel: Integração entre canais físicos e digitais
    O Retail Media é uma estratégia essencial para integrar os canais físicos e digitais, permitindo uma comunicação fluida em todas as etapas do funil de vendas. Ao alinhar campanhas digitais no ambiente da loja com iniciativas em redes sociais, e-commerce e marketplaces, é possível criar uma experiência mais completa e personalizada para o consumidor.

    “O Retail Media no varejo de beleza complementa nossos esforços omnichannel, mas o verdadeiro diferencial está na convergência entre o físico e o digital, criando uma experiência mais completa e personalizada para o consumidor desde a loja até nossos canais digitais. Além disso, utilizamos os dados coletados no ambiente físico para otimizar campanhas online, garantindo uma comunicação coesa e direcionada em todos os canais e vice-versa”, explica Renata.

    2. Personalização: estratégias por loja e região

    O uso estratégico de dados para personalizar campanhas de Retail Media permite que o varejo crie experiências mais assertivas, adaptadas ao comportamento de cada consumidor em diferentes pontos de venda e regiões. A coleta e análise de dados em tempo real ajudam a ajustar o conteúdo exibido de acordo com as preferências locais, garantindo que cada loja entregue uma mensagem personalizada e relevante para o público específico de sua área. Essa personalização, ajustada ao perfil de cada loja e região, melhora a experiência de compra e aumenta o fluxo de vendas.

    “Adaptamos a estratégia conforme o perfil de cada loja, levando em consideração o público local e as categorias de produtos mais relevantes em cada região. Realizamos análises constantes de dados de vendas e comportamento do cliente, ajustando os conteúdos exibidos para atender melhor às preferências e necessidades de cada público.”
     

    3.Desenvolvimento de novas formas de comunicação no PDV para aumentar o engajamento

    A integração de Retail Media com novas experiências e tecnologias está se tornando um diferencial crucial para o varejo. Para oferecer uma jornada de compra mais envolvente e personalizada, é fundamental explorar além das soluções tradicionais, como telas digitais, e apostar em novas formas de interação no ponto de venda (PDV). A criação de experiências sensoriais e emocionais, por exemplo, pode ser potencializada com parcerias estratégicas com fornecedores, criando campanhas interativas que não só atraem a atenção dos consumidores, mas também fortalecem o relacionamento com as marcas.

    “Trabalhamos em parceria com marcas de renome para apresentar campanhas educacionais e promocionais, criando valor adicional durante a experiência de compra. Além das telas interativas, temos também a rádio interna, que torna o ambiente de compras mais agradável e informativo para os clientes. Essas iniciativas tornam o ambiente de compra mais dinâmico, estimulando a interação do consumidor e gerando insights valiosos sobre seus comportamentos e preferências. Além disso, consideramos incorporar inteligência artificial para recomendar produtos em tempo real, potencializando ainda mais a experiência de compra”, finaliza Renata.

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