Plataforma implementada pela Seal permite à Leroy Merlin mapear comportamento dos consumidores e realizar ações de engajamento, com ofertas personalizadas por geolocalização
Com o desafio de modernizar sua infraestrutura de conectividade para oferecer uma experiência mais fluida para clientes, a Leroy Merlin – referência no varejo de soluções completas para o lar – realizou um amplo projeto de atualização de sua infraestrutura de rede Wi-Fi. A iniciativa envolveu a adoção de tecnologias de conectividade da Juniper Networks, resultando em avanços significativos em performance, gestão e inteligência de dados.
O projeto teve início em um piloto na loja Express Pompeia, na cidade de São Paulo, equipada inicialmente com quatro pontos de acesso e dois switches. Diante dos resultados positivos, a solução foi homologada e passou a ser implementada gradualmente em outras unidades da Leroy Merlin, com foco na melhoria da cobertura, estabilidade e segurança da rede Wi-Fi.
Desde então, todas as novas lojas da rede são inauguradas já equipadas com a nova infraestrutura de rede. Hoje, metade das mais de 50 lojas da Leroy Merlin no Brasil já operam com equipamentos da Juniper Networks, com projetos realizados pela Seal Networks, unidade de negócios da Seal Sistemas focada em soluções de redes inteligentes e seguras.
O modelo de implementação adotado para as unidades do varejo de construção envolveu a criação de um “kit loja”, com switches e pontos de acesso dimensionados para diferentes tamanhos de unidades – desde as lojas express, com mil metros quadrados, até para as da categoria grande superfície, com áreas mais amplas. No total, a infraestrutura atual instalada pela Seal Networks contempla cerca de 350 switches e aproximadamente 800 pontos de acesso.
Além desses equipamentos, a rede Wi-Fi renovada conta com o suporte de ferramentas de gestão inteligente. A principal delas é o software Marvis, que utiliza inteligência artificial para otimizar o desempenho da rede e simplificar a administração da infraestrutura.
Conectividade avançada
“Nosso objetivo sempre foi entregar uma melhor experiência de conectividade para nossos clientes, bem como atualizar nossos ativos de rede ainda em Wi-Fi 4, e garantir uma cobertura mais robusta para suportar a digitalização da jornada do cliente. A integração e o suporte proporcionados pela Seal Networks foram determinantes para essa transformação digital”, diz Elton Macedo Lima, Supervisor de Infraestrutura e Operações de TI da Leroy Merlin.
Além do upgrade em hardware, a iniciativa incluiu a plataforma Beonic, que disponibiliza um captive portal para qualquer cliente que acessa pela primeira vez a rede Wi-Fi unificada nas unidades da Leroy Merlin – com login seguro e 100% aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A plataforma permite à rede varejista mapear o comportamento dos consumidores dentro do estabelecimento e realizar ações de engajamento, como o envio de ofertas personalizadas por geolocalização. Com isso, marcas parceiras que têm produtos comercializados pela varejista podem oferecer promoções segmentadas para clientes com interesses específicos, ampliando o potencial de vendas.
“Para nós, a experiência do cliente e do colaborador são aspectos inegociáveis em tudo que construímos quando falamos em disponibilizar novas tecnologias para a operação. Mas muito além disso, esse investimento também vai nos permitir habilitar a empresa para o futuro, em uma era onde conectividade, velocidade e disponibilidade são fundamentais para garantir a continuidade e o vanguardismo nos nossos negócios”, afirma Orlando Tereza, Diretor de Infraestrutura e Operações da Leroy Merlin.
Gestão unificada
Outro ganho expressivo foi percebido na experiência dos times de suporte. A solução da Juniper Networks oferece um console de gestão unificada de todo o parque instalado, templates pré-configurados para o setup dos novos equipamentos e um acesso remoto mais simplificado para atualizações e manutenções. O Marvis também colaborou para a otimização das análises de problemas e melhorias, por ser uma plataforma de IA nativa e embarcada na solução.
“Esse projeto é um exemplo concreto de como soluções avançadas de conectividade podem impulsionar a eficiência operacional e elevar a experiência do cliente no varejo. A parceria com a Leroy Merlin reforça nossa missão de entregar tecnologias robustas, escaláveis e com inteligência embarcada para apoiar negócios em sua jornada de transformação digital”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.
“A transformação da infraestrutura de rede da Leroy Merlin mostra como a conectividade de última geração é estratégica para o varejo. Com uma rede robusta, escalável e inteligente, conseguimos garantir estabilidade, segurança e performance para suportar tanto a jornada digital do cliente quanto as operações internas. Esse projeto evidencia o papel da Seal Networks em levar inovação em redes para apoiar empresas em seus desafios de transformação digital”, diz Ruy Castro, Vice-Presidente de Vendas e Head da Unidade de Negócios Seal Networks.
A tendência é de que a Leroy Merlin continue expandindo a renovação de sua infraestrutura de rede sem fio, consolidando sua estratégia de evolução tecnológica. Outras cinco lojas estão previstas para migrar para a solução da Juniper Networks e tendo a Beonic como plataforma de engajamento. Os próximos passos envolvem ampliar recursos de geolocalização e inteligência de dados – atualmente em teste em algumas unidades da varejista – para fortalecer o relacionamento com clientes e apoiar decisões de negócios.