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    Cinco pontos para se atentar antes de implementar os descontos na Black Friday

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    Lojas de e-commerce devem avaliar fatores tecnológicos como escalabilidade, tempo de resposta e previsão da demanda. Veja detalhes e defina os descontos na Black Friday 2025 com assertividade

    Além de estabelecer promoções, a proximidade da Black Friday marca os inícios dos preparativos para as empresas lidarem com os altos picos de demanda tradicionais da data. Diante de fatores tecnológicos que impactam diretamente a experiência do usuário no e-commerce e na decisão de compra, Marcelo Castro, Executivo de vendas da TQI (Tecnologia, Qualidade e Inovação), apresenta um checklist do que as lojas virtuais devem se atentar em seus sistemas antes de iniciarem as estratégias de venda e descontos na Black Friday. Confira:

    Escalabilidade modular

    A migração dos sistemas que suportam um e-commerce para ambientes capazes de oferecer escalabilidade, agilidade e flexibilidade tornou-se indispensável para garantir o bom funcionamento do comércio eletrônico em momentos de pico. “Com uma infraestrutura escalável, os recursos podem ser ajustados conforme necessário, de maneira automática, sem desperdício. Por conta disso, indicamos que as empresas adotem o auto-scaling (escalonamento automático), uma funcionalidade que aloca instantaneamente recursos computacionais em nuvem com base na demanda do sistema”, explica Marcelo.

    Segundo o executivo, ainda é importante ter um plano de contingência para cloud, composto por um conjunto de medidas capazes de assegurar a continuidade da infraestrutura de TI após algum problema acontecer.

    Nesse contexto, ter uma arquitetura modular das aplicações da loja virtual é outro passo importante na preparação para grandes eventos de vendas, como é o caso do quadro criado pelos descontos na Black Friday. Com uma estrutura baseada em microsserviços, as empresas podem escalar individualmente os componentes de suas aplicações conforme a procura. “Ter uma arquitetura capaz de ampliar diferentes funcionalidades, como o processamento de pedidos ou o gateway de pagamento, é essencial. Dessa forma, a operação evita a sobrecarga desnecessária e a possibilidade de o sistema cair”, recomenda Castro.

    Distribuição de carga

    Para evitar o sobrecarregamento do e-commerce, ele ainda sugere a implementação de dispositivos conhecidos como Balanceadores de Carga, que realizam o processo de distribuição eficiente do tráfego de rede entre vários servidores para otimizar a disponibilidade das aplicações e garantir uma experiência positiva para o usuário final. Essa alocação pode ser feita com uma rede de CDN (Content Delivery Network) – que usa servidores conectados em diferentes localidades para armazenar cópias de um mesmo conteúdo. “Essa combinação faz com que o site aguente milhares ou até milhões de acessos simultâneos sem cair”, informa o executivo de vendas.

    Dados para a previsão de demanda

    Analisar dados históricos, as metas de vendas para o ano corrente e utilizar ferramentas de análise preditiva são estratégias fundamentais para dimensionar corretamente a infraestrutura necessária antes da Black Friday.

    O uso de big data e inteligência artificial (IA) permite identificar padrões de consumo e prever com maior precisão o volume de acessos e transações. Assim, as empresas podem ajustar previamente sua infraestrutura para que ela suporte o aumento de tráfego, evitando problemas como a queda ou lentidão do site.

    Além da previsão, o uso de chatbots inteligentes e sistemas de atendimento escaláveis com IA permitem que os varejos digitais atendam grandes volumes de clientes e capitalizem suas políticas de descontos na Black Friday sem perder qualidade no suporte. Combinadas com soluções de recomendação personalizadas, que fazem sugestões de acordo com o perfil de cada consumidor, a loja virtual consegue aumentar o ticket médio nas datas de maior demanda.

    Respostas rápidas em picos de demanda 

    Mesmo com toda a preparação, os picos de demanda podem variar de forma inesperada. Por conta disso, contar com tecnologias de automação para o provisionamento de recursos é uma prática eficiente, além de essencial para garantir que qualquer problema seja rapidamente identificado e resolvido, evitando que falhas impactem a experiência do usuário.

    Segundo Marcelo, existem ferramentas de IA que, se alimentadas devidamente com os dados de todas as etapas, desde o cadastro de produtos até as movimentações de entrada e saída de estoque, aumentam muito a assertividade da gestão do estoque. “Seus algoritmos de sugestão de compras baseados em histórico de vendas, posição de estoque, curva ABC e catálogo, se baseiam em modelos matemáticos testados e provados para gerar maior eficiência no estoque em uma grande diversidade de cenários de negócio”, detalha Castro.

    O executivo lembra que, em função da possibilidade de o comportamento do consumidor mudar de maneira imprevisível, as empresas precisam ser ágeis para responder rapidamente a essas alterações. “Metodologias ágeis e a adoção de práticas de desenvolvimento, por exemplo, ajudam a manter um ciclo contínuo de implementações, permitindo ajustes rápidos na infraestrutura ou até mesmo na adição de novas funcionalidades durante a data sazonal”, informa.

    Meio de pagamento

    A integração com meios de pagamento na Black Friday é crucial para aumentar as vendas, reduzir o abandono de carrinho e garantir uma experiência de compra positiva para o consumidor, que procura conveniência e rapidez. Uma boa integração permite oferecer diversas formas de pagamento, atender a um público diversificado e processar um grande volume de transações com segurança e eficiência. “O sistema de pagamento bem integrado é essencial para suportar essa demanda sem sobrecarga ou lentidão, que podem frustrar os clientes”, alerta Marcelo Castro.

    Garantir gateways redundantes – quando existe mais de um gateway integrado ao e-commerce, em vez de depender de apenas um provedor – é também fundamental para que o e-commerce mantenha as transações ativas mesmo em caso de falhas. Da mesma forma, monitorar os limites de autorização junto às adquirentes evita bloqueios que possam comprometer as vendas em momentos de pico, considerando que as empresas de pagamento estabelecem limites para evitar fraudes e demais riscos.

    Segurança

    Na Black Friday, a segurança digital é um fator decisivo para proteger tanto o e-commerce quanto os consumidores. Ativar proteções contra os ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) e fraudes garante que o site permaneça disponível mesmo em cenários de alta pressão, enquanto certificados como o SSL asseguram a criptografia dos dados e aumentam a confiança do cliente durante a jornada de compra.

    Além disso, é essencial ajustar os sistemas antifraude para lidar com o aumento de transações sem comprometer a experiência do consumidor. Um equilíbrio bem calibrado evita que compras legítimas sejam barradas, garantindo mais conversões e fortalecendo a credibilidade da loja em um dos períodos mais competitivos do varejo online.

    Gestão de estoque 

    O gerenciamento eficiente de estoque e logística é primordial para evitar rupturas e frustrações. A sincronização em tempo real do inventário entre todos os canais de venda ajuda a garantir que as promoções reflitam a disponibilidade real dos produtos. Além disso, é importante conferir previamente a capacidade de separação e entrega antes de liberar ofertas agressivas, evitando cancelamentos após a compra — um dos fatores que mais prejudicam a confiança e a experiência do cliente.

    Teste de stress

    O teste de stress são fundamentais para assegurar que as aplicações do e-commerce suportem picos de acessos sem travar ou cair. Essa prática permite identificar gargalos de desempenho e ajustar a infraestrutura antes do período de promoções. Para obter bons resultados, é importante simular cenários reais de alto tráfego, validar a performance de integrações críticas, como meios de pagamento, e monitorar o tempo de resposta do sistema. Assim, a loja virtual entra na Black Friday preparada para oferecer estabilidade e confiança ao consumidor.

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