Mais

    ScannShopper revela padrões de consumo e impulsiona estratégias do mercado

    spot_img

    Ferramenta da Scanntech transforma informações em insights acionáveis e ajuda indústria e varejo a compreender padrões de consumo e maximizar oportunidades de vendas

    Já é de praxe no dinâmico mercado de bens de consumo que compreender o comportamento do consumidor é essencial para marcas e varejistas que buscam maximizar as suas estratégias e gerar mais resultados. Mas e se houvesse uma ferramenta capaz de monitorar todos os itens do carrinho de compra do shopper e apontar tendências? Pensando nessa dor do mercado, a Scanntech, empresa de inteligência de dados, desenvolveu o ScannShopper.

    “Essa ferramenta, traz os dados detalhados do shopper, vindo de mais de 55 mil PDVs —, para que o varejo e a indústria possam analisar e interpretar informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, identificando tendências, padrões de consumo, testar a efetividade de ações no ponto de venda de maneira muito mais assertiva, buscar eficiência de promoções e comportamentos sazonais”, explica Valéria Berlfein, Diretora responsável pelo Scann Shopper.

    Com a capacidade de captar e analisar dados de compras a nível ticket, o ScannShopper fornece insights utilizados pela indústria e varejo para alinhar estratégias baseadas em dados, melhorar a execução no checkout e impulsionar os resultados de vendas. A ferramenta permite entender, por exemplo, se determinado item é adquirido em compras de abastecimento ou reposição, quais produtos costumam ser comprados juntos e em quais dias e horários há maior demanda por cada categoria. “Nosso objetivo é munir nossos parceiros de informações que facilitem a tomada de decisões rápidas e estratégicas com base em dados reais para potencializar as vendas, complementa.

    Seguindo a Lei de Proteção de Dados a solução não fornece informações individuais do shopper – CPF, dados de pagamento, idade e gênero -, mas permite traçar perfis detalhados de jornadas de compra num momento em que o aumento dos preços impacta diretamente esses hábitos, tornando as decisões mais racionais e sensíveis à renda. Além da infinita diversificação dos canais de compra e a popularização de programas de fidelidade que criam um ambiente de consumo mais fragmentado e dinâmico. “Para marcas e varejistas, isso significa a necessidade de ferramentas mais sofisticadas para entender e antecipar movimentos”, diz a executiva.

    Recentemente, a Bimbo, cliente da Scanntech, identificou um aumento expressivo na compra simultânea de um tipo específico de tortilha e carne moída – que não costumava acontecer. O motivo? Uma tendência viral no TikTok, que impulsionou o consumo dessa combinação que não costuma acontecer.

    “Uma parceria como essa nos oferece uma ferramenta estratégica de calibragem, permitindo direcionar melhor nossos investimentos e equilibrar cada uma das categorias”, explica André Ramello, vice-presidente de Marketing, Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Bimbo Brasil. Ele também cita a importância da análise de sazonalidade: “Já sabemos que nos meses pós-férias, como janeiro e agosto, há uma maior procura por um estilo de vida mais saudável, o que impulsiona as vendas de pães integrais e produtos com grãos. Com os dados, conseguimos identificar o momento ideal para reforçar essas categorias nos pontos de venda e em campanhas de mídia”, acrescenta o executivo da Bimbo

    Além de facilitar a compreensão da sazonalidade, o ScannShopper também possibilita à Bimbo traçar tendências quase preditivas sobre o comportamento do consumidor. “Ao adotar rotinas de monitoramento e análise dos padrões de consumo, conseguimos antecipar padrões, seja em determinadas épocas do ano ou até mesmo diante de mudanças de preço”, destaca.

    Em Alta

    O que é varejo?

    O que é a NRF?

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar