Volkswagen e Bosch desenvolverão software para veículos inteligentes

De acordo com um comunicado conjunto das duas empresas, seus especialistas desenvolverão “recursos que permitem que os motoristas tirem temporariamente as mãos do volante” para uso em veículos vendidos sob a marca do Grupo Volkswagen. Afirma-se também que os sistemas de condução autónoma desenvolvidos podem ser utilizados em automóveis de outros fabricantes.

Em primeiro lugar, as empresas irão desenvolver software para sistemas de condução autónoma “Nível 2” (nível 2) e “Nível 3” (nível 3). O segundo nível de sistema de autonomia fornece condução autônoma em certas condições, como na estrada no campo e nas rodovias, embora o motorista deva estar constantemente no controle da situação para estar pronto para assumir o controle. O sistema Level 3 proporciona um maior nível de autonomia do veículo, permitindo-lhe navegar na autoestrada sem intervenção do condutor. Presume-se que o primeiro dos desenvolvimentos das duas empresas seja implementado em 2023.

O projeto deverá demandar cerca de 1.000 profissionais, e as duas empresas já começaram a recrutar novos funcionários para trabalharem sob a parceria. Anteriormente, a Volkswagen e a Bosch assinaram um acordo de cooperação na produção de equipamentos para a produção de baterias elétricas.