Uma grande conquista do mercado: como o Dia do Balconista de Autopeças virou lei na cidade de São Paulo

O mês de novembro de 2010 entrou para a história do mercado brasileiro de manutenção automotiva. Foi nesta data que a maior cidade do país oficializou em seu calendário a data de 26 de novembro para comemorar o Dia do Balconista de Autopeças. Após um período inferior a um ano de tramitação na Câmara dos Vereadores, a Lei 15.322 foi publicada em 6/11/2010 na página 108 do Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Resumindo: o Dia do Balconista de Autopeças virou lei.
Esta foi, acima de tudo, uma grande conquista não apenas dos profissionais de venda dos varejos de componentes automotivos, mas da reposição independente como de todo. Afinal, emplacar uma lei na maior casa legislativa municipal do Brasil não é pouco. Foi a vitória da criatividade, mobilização, atitude e iniciativa.
A promulgação da lei foi motivo de grande orgulho para a Editora Novo Meio. Afinal, como você que nos acompanha bem sabe, o Dia do Balconista de Autopeças foi criado por nós em 2001 para homenagear e valorizar estes profissionais tão importantes para o sucesso dos varejos de componentes automotivos. Durante quase dez anos, a data ganhou importância e reconhecimento, passando a integrar ações promocionais, de marketing e relacionamento de diferentes indústrias e distribuidores. Até mesmo outras publicações do mercado se renderam à iniciativa da Novo Meio, seguindo nossas pegadas e utilizando a data criada por nós para incrementar suas estratégias comerciais.
Todo este reconhecimento de diferentes segmentos do aftermarket tem sido motivo de muito orgulho para a Novo Meio, atestando o valor da criatividade, do pioneirismo e da diferença – confirma que, de fato, a Novo Meio é diferente. Porque o novo nasce aqui. Sempre.
Para transformar o Dia do Balconista de Autopeças em lei, contamos com a sensibilidade do então vereador Celso Jatene, que desde o princípio abraçou a proposta de homenagear uma categoria profissional importante, mas nem sempre devidamente valorizada. A mobilização foi completada pelo Sincopeças de São Paulo. Assim como Jatene, o então presidente da entidade, Francisco De La Tôrre, não mediu esforços para que a primeira grande data do mercado de manutenção automotiva fosse oficializada na maior cidade do país.
E assim, com a missão cumprida, comemoramos desde então a data com muita alegria – que é ainda maior em 2021, quando o Dia do Balconista de Autopeças completa 20 anos.
Parabéns a todos os balconistas de autopeças do Brasil!