Schaeffler investe em inovação e criatividade nas ações digitais de Comunicação e Marketing

Atenta às novas circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, a Schaeffler tem trabalhado para proteger seus colaboradores e atravessar essa fase de maneira mais segura possível, afinal a prioridade é garantir a saúde de todos e combater a disseminação do vírus.  Ao mesmo tempo, a empresa investe em sua comunicação interna e externa, além das ações de responsabilidade social na comunidade em que está inserida.

Assim, a Schaeffler realizou em abril uma doação de um lote de máscaras descartáveis para o GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, cujo hospital está localizado na cidade de Sorocaba (SP), também sede da empresa no Brasil. O hospital atende crianças de 48 cidades da região e conta com a ajuda de toda a sociedade para reforçar suas atividades.

Lançamento de um novo canal de comunicação interna: Aplicativo S+

O lançamento do Aplicativo S+ foi uma das soluções encontradas para esse momento: um jeito rápido e eficiente de manter os colaboradores atualizados e bem informados. Por meio do APP é possível conhecer as ações aplicadas pela empresa, como o uso de máscaras de tecido para todos os empregados, as sinalizações para manter o distanciamento social e orientações para uso seguro do transporte fretado, assim como notícias de RH e comunicações de benefícios da empresa, além de notícias da empresa atualizadas constantemente.

“Esse novo contexto exigiu mudanças importantes em muitos aspectos de trabalho, inclusive na comunicação. Foi preciso nos adaptar e colocar em prática novas ideias, como o aplicativo, que facilita o fluxo de informações e reforça os laços entre a empresa e os colaboradores”, explica Renata Costa Silva, Gerente de Marketing e Comunicações Schaeffler América do Sul e México.

O app S+ faz parte de um projeto de comunicação interna da Schaeffler, cujo foco é desenvolver novas formas de comunicação alinhadas com às tendências do mercado, de modo a aproximar a empresa do colaborador e agilizar o fluxo de informações.

A escolha pelo app como novo canal de comunicação acompanha o aumento do número de pessoas com acesso a smartphones e utilizando aplicativos para se informar. Principalmente no cenário atual, quando a maior parte dos colaboradores está em medidas protetivas contra o coronavírus, centralizar as informações em uma ferramenta prática faz com que a comunicação interna possa alcançar todo o público com a mesma velocidade.

Campanha “Juntos somos mais”

Como forma de comunicar, atualizar ações programadas e engajar os colaboradores da Schaeffler Brasil neste delicado momento que todos estão vivendo, o plano de ações e eventos de Comunicação Interna foi revisado e atualizado para ações digitais que atingem todo o público interno. Através de canais de comunicação como Intranet, TVs Corporativa e o Aplicativo S+, as ações internas se transforaram em vídeos, webséries e campanhas totalmente digitais.

Através do mote “Juntos somos mais”, as ações para os colaboradores visam informar sobre a atual situação com instruções corretas para a prevenção do COVID-19 e engajar a todos com mensagens de trabalho em equipe, importância da colaboração do uso de máscaras e divulgando também notícias boas quem têm acontecido em meio à pandemia. A partir destas premissas, umas das ações de Comunicação Interna foi a campanha “Vamos falar de coisa boa”, na qual, semanalmente, são enviados pequenos lembretes e notícias boas que acontecem na empresa – uma forma de criar um hábito positivo entre os colaboradores. Os lembretes contam com assuntos pertinentes para o momento, inclusive passando por personalizações de datas comemorativas, como os Cartões Elegantes virtuais “Êta coisa boa sô”, compartilhados em comemoração ao mês de Festas Junina.

Além disso, diversas ações das áreas internas complementam a campanha “Juntos somos mais”. Foram disponibilizados treinamentos online, webseries com episódios sobre carreira, ferramentas digitais úteis, dicas e instruções para organização de reuniões etc.

Ações para o mercado com foco no cliente

Este é também um momento de utilizar de forma criativa as ferramentas de comunicação para falar com o mercado. Assim a Schaeffler marca sua presença com foco na formação e a capacitação da rede de reparadores e lança a campanha Super Dicas para Super Mecânicos, uma série de vídeos que reúne orientações técnicas de produtos Schaeffler para auxiliar os profissionais a aprimorar conhecimentos por meio do smartphone ou computador.

Ainda compartilhando conteúdo relevante, com o mundo ao nosso redor mudando a cada dia, uma segunda temporada da série Super Dicas foi lançada para falar sobre empreendedorismo. Com a série Super Dicas para Super Empreendedores, os colaboradores da Schaeffler compartilham conhecimento com importantes conselhos para ajudar os clientes a enxergar oportunidades na vida profissional, exercitar a veia empreendedora e, claro, impulsionar o seu negócio.

As duas séries podem ser conferidas no portal REPXPERT.com.br. Essa plataforma disponibiliza além de vídeos, informações técnicas e de instalação dos produtos LuK, INA e FAG. Inclusive, em junho lançamos para a América do Sul o portal REPXPERT em espanhol com conteúdo direcionado para esse mercado.

Além das séries e o portal REPXPERT, as ações online abrangem multiplataformas com a participação em “lives”, entrevistas ao vivo, em canais de comunicação especializado e participação em iniciativas com influencer digital do segmento, tudo isso para levar conteúdo atualizado e de qualidade ao cliente neste momento de distanciamento social.

Todas as ações de Comunicação e Marketing da Schaeffler reforçam que, mesmo em tempos difíceis, a empresa está em movimento e que juntos somos mais. Seja no ambiente interno com seus colaboradores ou no ambiente externo com seus clientes e parceiros de negócio, as ações digitais estão sendo planejadas de forma criativa e inovadora. Além dos canais internos, a Schaeffler conta com forte presença nas redes sociais, especialmente o Facebook Schaeffler Brasil.