Por que ética, virtudes e valores?

Luiz Marins *

Meu mais recente livro tem como título ÉTICA, PRINCÍPIOS E VALORES e como subtítulo “Ampliando as fronteiras da ética na empresa, família e sociedade.” Mas por que escrever um livro sobre ética, princípios e valores nos dias atuais? A grande verdade é que a cada dia os estudos, análises e pesquisas que tenho lido e tenho feito dentro de minha consultoria em antropologia corporativa, comprovam que só pode haver sucesso duradouro se alicerçado em virtudes e valores elevados. A ética é a prática dessas virtudes e valores no dia a dia.

Portanto, sem ética não há sucesso verdadeiro, pois a definição de sucesso é uma pessoa estar bem consigo mesma e ser reconhecida pela sociedade em que vive, como uma pessoa de bem, isto é, uma pessoa que pauta sua vida e suas ações em virtudes e valores elevados. Essa é a grande verdade que não há como ser escondida ou modificada.

=Sucessos aparentes existem às mancheias. Mas a verdade é que são só aparentes. A própria pessoa não vive em paz consigo mesma quando o aparente sucesso tem como fundamento comportamentos e atitudes aéticas e desonestas material e intelectualmente. O mundo pode confundir sucesso com dinheiro, fama e poder, mas os próprios detentores desse falso sucesso sabem que essas coisas são transitórias e ao passarem deixam um rastro de arrependimento e um enorme sentimento de fracasso.

O verdadeiro sucesso traz junto uma total paz de espírito, uma ausência de medo de enfrentar críticas e pessoas. O sucesso alicerçado na ética, princípios e valores traz alegria e tranquilidade, bom humor e compaixão, humildade e caridade. Daí a importância de buscarmos ser a cada dia mais éticos e alicerçar nossa vida em princípios e valores elevados. Só então experimentaremos o gosto do verdadeiro sucesso. Pense nisso. Sucesso!

Pense nisso ¨

Conheço pessoas de aparente sucesso que não conseguem conviver com suas consciências pesadas que as atormentam brutalmente pelos malfeitos que fizeram; ¨ Essas pessoas dariam tudo o que possuem e que o mundo exterior valoriza para terem paz de espírito e coragem de olhar serenamente para seus filhos e netos e mesmo coragem para frequentar ambientes públicos, sem medo; ¨ Muitos dirão que tudo isso é uma grande bobagem e que o que realmente vale é dinheiro, fama e poder… Será? O livro é encontrado nas boas livrarias do Brasil ou www.livrariamarins.com.br

Luiz Marins é Antropólogo, consultor, escritor, autor de 33 livros. Saiba mais em www.marins.com.br