Oficinas esperam mais do que promoções de peças das montadoras

Sindirepa Brasil

Além da pandemia do coronavírus parece que outro vírus, o da promoção de peças contaminou a montadora FCA através de sua marca Fiat.

Não que promoções não sejam interessantes, mas as oficinas não vivem só de promoções, vivem de reparos bem realizados com peça certa na hora certa e principalmente com informação tecnológica, afinal , a rede independente é responsável pela maioria esmagadora da manutenção dos veículos desta marca.

Vale destacar que nem todas as montadoras agem desta forma, vejam a FORD que lançou o aplicativo “Auto Busca”, visando melhorar a produtividade das oficinas quando adquirem peças das marcas Ford, Mortorcraft e Ominicraft; e a VW que mantém um programa de capacitação do profissional automotivo chamado Tv Notícias da Oficina Volkswagen, ambos casos ao menos trazem preocupação com a rede independente e ainda aproximam de sua rede de concessionárias, não ficam somente soltando promoções de peças.

A FIAT além de não oferecer valor agregado a rede independente, ainda não participa do catálogo eletrônico de peças PARTSLINK24, cuja ferramenta auxilia muito na busca da peça pela oficina, enquanto as outras montadoras estão lá presentes, um verdadeiro absurdo para quem vive de promoção de peças.

Outras montadoras ainda continuam distantes como GM-CHEVROLET, isto para falar das que mantém grande participação na rede independente, mas poderíamos citar outras. O distante aqui significa longe das necessidades e projetos da rede independente, isto sem falar das vendas de peças para seguradoras que afronta diretamente as oficinas, mas isto fica para outro capítulo.