Marelli Cofap lança kits para manutenção do sistema de injeção eletrônica

A Marelli Cofap Aftermarket, maior empresa do mercado de reposição do Brasil, complementa a linha de kits de manutenção do sistema de injeção eletrônica com 67 novos códigos da marca Magneti Marelli. Entre as novidades, estão componentes que atendem veículos equipados com motores convencionais de quatro cilindros e até aqueles que utilizam os novos propulsores com três cilindros. Com esse novo pacote de lançamentos, a empresa mantém sua estratégia de oferecer um portfólio completo e garantir a maior cobertura da frota de veículos do País.

Nos kits para manutenção do sistema de injeção eletrônica de combustível, desenvolvidos para facilitar o trabalho do reparador, estão todos os itens necessários para a revisão e manutenção desse sistema, fundamental para o bom funcionamento do motor. A composição de cada kit varia de acordo com as especificidades de sua aplicação. 

Os novos códigos atendem modelos das marcas Chevrolet, Citroën, Daihatsu, Fiat, Ford, Honda, Kia, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru, Toyota e Volkswagen.

Como funciona

Responsável por controlar a quantidade de mistura ar-combustível enviada para o motor, um sistema de injeção eletrônica de combustível bem regulado e com a manutenção em dia permite que os índices de emissão de poluentes se restrinjam ao que foi estabelecido no projeto do propulsor através do gerenciamento realizado pela central eletrônica, que analisa online e em tempo integral o seu funcionamento, ajustando parâmetros de volumes de ar e de combustível pulverizados pelos bicos injetores no interior dos cilindros com o objetivo de obter o melhor desempenho e eficiência.

Os kits para manutenção do sistema de injeção eletrônica de combustível Magneti Marelli são compostos por anéis e juntas de vedação que, quando desgastados ou avariados, prejudicam o funcionamento do sistema e, consequentemente, comprometem o desempenho e a eficiência do motor.

Manutenção preventiva

A luz de injeção eletrônica acesa no painel é o principal alerta de que algo não funciona bem na injeção eletrônica. Se isso acontecer, o motorista deve procurar imediatamente uma oficina de sua confiança. Esse cuidado é fundamental, pois o mau funcionamento pode danificar outros componentes. Outros sinais de alerta são aumento do consumo do combustível, perda de potência, dificuldade de dar a partida e problemas com a marcha lenta.

Muitas vezes, a causa pode ser o acúmulo de impurezas, devido ao uso de combustíveis adulterados, fora das especificações estabelecidas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). A falha também pode ser provocada problemas no catalisador ou falhas na leitura da sonda lambda, localizada junto ao coletor de escape do carro.

Recomenda-se a substituição dos anéis de vedação sempre que o sistema sofrer desmontagem.

Qualidade reconhecida

A linha de componentes para o sistema de injeção eletrônica, com a marca Magneti Marelli, é produzida segundo os critérios e parâmetros dos produtos genuínos, isto é, os mesmos aplicados pelas montadoras em seus veículos, o que garante desempenho do produto original.

O reconhecimento da marca vai além das ruas e estradas. Os componentes das linhas de injeção eletrônica, ignição eletrônica e elétrica da marca têm em seu DNA o “know how” de uma empresa que é referência mundial em alimentação de combustível. A empresa acompanha a evolução dos motores a combustão há mais de 100 anos, incluindo motores e sistemas de veículos de competição que utilizam as mais avançadas tecnologias disponíveis, como os da Fórmula 1.

Novos Códigos

Confira as novidades: KIT89372 (Volkswagen Up TSi, Polo TSi, Virtus TSi, 1.0 3 cilindros, flex / CYTA / DHSB), KIT89072 (Volkswagen Fox, Up, Polo 1.0, 3 cilindros flex / CSEA / EB /EZ CWRA), KIT93972 (Chevrolet Onix, Prisma 1.4, Cobalt 1.8, Spin 1.8), KIT94372 (Chevrolet Cobalt, Prisma, Montana, Celta, Agile, Spin, 1.4/1.8), KIT89172 (Volkswagen Fox, Gol, 1.0 flex / CPBA), 93872 (Chevrolet Onix, Prisma, 1.0), KIT89272 (Volkswagen Fox, Crossfox, Spacefox, Polo, Virtus, 1.6 Flex / CWSA), KIT774672 (Fiat E.Torq 1.6/1.8 16V), KIT07A72 (Volkswagen Golf, Audi A4, 1.6), KIT82272 (Fiat Palio, Siena ELX, Mille, 1.0/1.3 8V, Fire Flex, de 2001 a 2009), KIT81972 (Fiat Palio, Siena, Fire, 1.0 8V MPI, gasolina, de 2004 a 2005), KIT85272 (Ford Ka, Fiesta, Escort, Courier, 1.6 – Zetec Rocam), KIT79072 (Chevrolet/Fiat 1.8 8V Flex), KIT92072 (Peugeot 106, 205, Monomotronic), KIT87072 (Renault Clio, Logan, Peugeot 206, 1.0 16V), KIT70572 (Volkswagen Fox 1.6 Total Flex, de 2001 a 2004, CCRA / CFZA; Fox, Spacefox 1.6, BAH / BLH / BPA, de 2003 a 2006; Crossfox 1.6. a partir de 2006; Gol 1.6), KIT37872 (Fiat Marea ELX 2.0 20V 5 cilindros), KIT72272 (Fiat Palio, Novo Palio, Siena, Brava, Doblo, 1.6 16V), KIT37772 (Fiat Siena, Palio, Brava, 1.6 16V MPI, de 1996 a 2001),  KIT78672 (Fiat Siena 1.0 8V Fire Flex, a partir de 2008; Fiat Punto, Siena, 1.4 8V Tetrafuel, a partir de 2008), KIT82172 (Fiat Novo Siena, Palio, Doblò, 1.0/1.3 16V), KIT78972 (Fiat Palio, Weekend, Siena, Idea ELX, Strada, 1.4 8V Fire Flex), KIT78872 (Fiat Stilo, Doblò, 1.8 8V Flex, a partir de 2000), KIT84772 (Ford Escort 1.8 16V Zetec), KIT84672 (Ford Fiesta SE, Courier, 1.4 16V, de 1996 a 1999), KIT85172 (Ford Ka, Fiesta, 1.0 Zetec Rocam, gasolina), KIT85372 (Ford Zetec Rocam 1.0/1.6L, sem junta admissão), KIT78772 (Chevrolet Corsa 1.0 8V Flexfuel), KIT87272 (Peugeot 206, Citroën Picasso, Berlingo, C3, 1.6 16V), KIT87372 (Peugeot 206, Citroën C3, 1.4 8V), KIT87172 (Citroën C3, Peugeot 206, 1.6 8V), KIT87572 (Renault Megane, Clio, Kangoo, Logan, 1.6 8V / K7M), KIT86972 (Renault Clio, Kangoo, 1.0 8V, a partir de 2000), (Volkswagen Fox 2004 1.0 8V, gasolina/Totalflex, AQZ / BJE / BNX), KIT05672 (Volkswagen Golf, Seat, Audi, 1.6, Audi 1.8 8V, de 1998 a 1999), KIT70872 (Volkswagen Kombi 1.4 gasolina), KIT95072 (Citroën ZX 16V, a partir de 1992; Peugeot MPI), KIT740172 (Daihatsu Feroza, Terios, Charade, Applause – Todos), KIT82572 (Fiat Stilo; Chevrolet Meriva 1.8 16V, gasolina, de 2003 a 2007), KIT85472 (Ford F250 4.9, a partir de 2000), KIT45072 (Ford Ranger 4 cilindros, com duas  velas), KIT44672 (Ford Ranger, de 1994 a 1995, importada dos Estados Unidos), KIT43572 (Ford Ranger, Explorer, 4.1 V6 EFI, de 1994 a 1997), KIT44572 (Ford Windstar 3.8 EFI), KIT08172 (Honda Civic, gasolina, a partir de 1998), KIT08272 (Honda Civic, a partir de 1992), KIT08472 (Honda Accord, a partir de 1995, importada dos Estados Unidos), KIT44372 (Kia Clarius GLX 16V, até 1997), (Mercedes-Benz A160, A190 – Todos), KIT82472 (Mercedes-Benz E 320, 6 cilindros, 1994), KIT44872 (Mitsubishi 3000GT V6 24V, a partir de 1994), KIT44972 (Mitsubishi Pajero V6 3000, com junta de admissão), KIT44472 (Mitsubishi Pajero, Galloper, V6), KIT44772 (Nissan Maxima GXE3.0 V6, de 1993 a 1994), KIT45172 (Nissan Pathfinder 3.0, até 1996), KIT87472 (Peugeot 307, Citroën Xsara, Picasso, C4, 2.0 16V), KIT95172 (Renault Scenic, Clio, Kangoo, 1.6 16v 2001), KIT86872 (Renault Megane 1.6), KIT86772 (Renault Megane 2.0 8V / F3R), KIT44272 (Subaru Impreza 1.8 GL 16V),  KIT08372 (Toyota Hilux SW V6), KIT07972 (Volkswagen Passat 1.8, de 1998 a 2002), KIT06872 (Volkswagen Gol, Parati, AT-1000 16V Turbo), KIT87972 (Peugeot 2008, 3008, 1.6 16V THP), KIT87872 (Peugeot 208, 307, 308, 1.6/2.0 16V) e KIT87672 (Renault Duster, Oroch, Fluence, 2.0 16V- F4R).

Também foi lançado um kit de vedações das velas de ignição para o Peugeot 206 1.0 16V. O código é KIT716472.

Mais informações podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.