MAPA Aftermarket Automotivo: Números começam a se estabilizar

MAPA Aftermarket Automotivo - Movimento das Atividades em Peças e Acessórios de 18 de maio.

A Novo Meio, através do Afterlab, seu novo núcleo de pesquisas, acaba de divulgar mais uma edição do Mapa Aftermarket Automotivo – Movimento das Atividades em Peças e Acessórios, estudo que analisa as oscilações nos resultados comerciais do varejo de autopeças para veículos leves em todo o país.

Mais uma vez nossos profissionais foram ouvir 76 varejistas de grandes centros econômicos do país para concluir que o viés de baixa continua a desafiar os empresários do segmento, embora os níveis de queda sejam bem menores, indicando estabilidade nos negócios em relação à semana anterior.

A leitura comparativa mais relevante em referência aos dados antecedentes vem do aumento das compras em relação às vendas dos varejistas, indicando que os estoques já foram consumidos e que já não há peças nas prateleiras, confirmando hoje necessidade de compras para e reposição dos principais produtos para o giro diário dos negócios dos varejistas de todo o país.

Se na semana anterior a queda das vendas ficou em 2,08%, nessa semana fechou em – 3,77%, o que indica um percentual perto da estabilidade, dentro da margem de erro da pesquisa. Já das compras veio o dado mais expressivo de alteração na média nacional dos resultados dos negócios dos varejistas. Se na semana anterior as compras apontavam queda de 6,45%, ficou o índice agora estável, fechando – 0,45%, confirmando que as compras já não têm mais como cair na atividade varejista.

O olhar regional comparativo mostra ainda importantes variações. Destaque para a estabilidade positiva mantida no Centro-Oeste, o melhor mercado do país nesses dias, a negatividade sustentada nos níveis de compra e venda no Norte e no Nordeste, as compras positivas de volta ao varejo do Sul e a recorrente queda dos negócios nos principais mercados do Sudeste, repetindo índices de baixa nas vendas, mas já não mais em compras, confirmando o fim dos estoques defensivos.

Outro dado relevante vem da percepção de que os extremos comparativos entre os níveis de resultados desde as diferentes regiões do país já não são evidentes como antes, não chegando a dois dígitos na comparação entre o melhor e o pior resultado comercial percentual, confirmando que as atividades começam a achar um patamar de acomodação nacional, ainda que os negócios mantenham-se bem distantes dos níveis regulares de suas atividades.

Assim mais uma linha é desenhada no gráfico do Movimento das Atividades em Peças e Acessórios – o MAPA do varejo nacional, confirmando oscilações e tendências que podem contribuir para as análises e conclusões de empresários e gestores de toda a cadeia de negócios desse Aftermarket Automotivo.

Continue esperando o primeiro dia de cada semana para conhecer novos dados desse Mapa, o novo meio de medição dos índices de negócios dos varejos de autopeças para veículos leves de todo o país.

Confira os dados do Movimento das Atividades em Peças e Acessórios – MAPA de 18 de maio de 2020:

Dados Regionais do MAPA Aftermarket Automotivo
Vendas nas Regiões do Brasil
Compras nas Regiões do Brasil
Dados Nacionais do MAPA Aftermarket Automotivo
Vendas e Compras Nacionais

Esse foi mais um Mercado Agora, a notícia construída com o protagonismo da sua opinião. 

Ouça também os podcasts da Novo Meio: Pensando Bem, Alguma Pergunta, Voz do Mercado e Novo Hoje.