Cientistas desenvolvem estrada que carrega carros elétricos por indução

Olhar Digital

Pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, estão trabalhando no desenvolvimento de uma e

strada especial que carrega as baterias de carros elétricos por indução. Com isso, o motorista poderá recarregar seu veículo enquanto passa pela superfície do trecho.

Caso o projeto saia do papel, os motoristas não precisarão mais das estações de carregamento individuais, o que dará uma maior liberdade aos donos de veículos elétricos. Além disso, um dos principais problemas desse tipo de carro, que é a autonomia para viagens longas sem a necessidade de paradas, seria finalmente resolvido.

Segundo o professor de engenharia elétrica de Cornell, Khurram Afridi, a tecnologia pode já estar nas estradas em cinco ou dez anos. Isso aliviaria bastante a infraestrutura das estações de carregamento, que têm uma série de desafios logísticos e de custo para sua expansão,

TECNOLOGIA

A tecnologia para o funcionamento das estradas de carregamento envolve placas produzidas com um metal especial posicionadas sob a estrada e conectadas a uma linha de força e um inversor. Essas placas criam uma espécie de campo elétrico capaz de carregar a bateria de um carro enquanto ele passa por cima de uma após a outra.

É algo parecido com o que é usado nos carregadores sem fio para smartphones, mas ainda existem muitos desafios, como a intensidade da frequência elétrica. Para resolver esse problema, Afridi propõe usar uma tecnologia similar ao que a Nasa usa para se comunicar com suas naves espaciais que viajam pelo espaço.