Carro conectado se torna ponto de wi-fi independente

Valor

Uma das aplicações mais esperadas da rede 5G são os veículos elétricos e autônomos, que terão impactos profundos na indústria de telecom. O wi-fi powered by Claro torna o veículo um ponto independente na rede 4,5G da operadora.

Com o sinal wi-fi do carro, o smartphone (ou outros dispositivos conectados) tem acesso à internet em alta velocidade, sem consumir os dados do plano móvel individual.

A rede gerada dentro do carro alcança até 15 metros fora dele e suporta até sete dispositivos conectados simultaneamente, ressalta Eduardo Polidoro, diretor de IoT e M2M da Claro.

Usando recursos do carro conectado, o motorista é informado sobre a pressão dos pneus, se é hora de trocar o óleo e pode ligar o motor a distância, além de alertas sobre manutenção preventiva.

Apostando em carros autônomos, a Qualcomm, em parceria com montadoras e fornecedores, anunciou o desenvolvimento da próxima geração de sistemas de localização com a tecnologia cellular vehicle-to-everything (C-V2X). A solução une wi-fi, bluetooth e plataforma de posicionamento preciso com o snapdragon automotive 4G e 5G, que conectam os veículos à nuvem, entre si e ao ambiente ao redor permitindo maior segurança e autonomia.

Testes com carros conectados sobre a rede 4G já começaram no Brasil. A TIM e a montadora Stellantis são parceiras em um projeto de carros inteligentes, ainda sem data de lançamento, com a tecnologia embarcada e eSIM 4G TIM e 5G quando disponível. Os proprietários do SUV Jeep Renegade da montadora poderão acessar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo ou smartwatch. O app Adventure Intelligence monitora o nível de óleo e combustível, acompanhar a vida útil da bateria e da pressão dos pneus, além de acessar a localização do veículo e travar e destravar as portas de forma remota,

O 5G será a rede dos carros autônomos, com benefícios como redução no número de acidentes, eficiência energética, segurança, diminuição de congestionamentos e a emissão de CO2.

A Europa criou o consórcio 5GAA (5G Automotive Association) para incentivar a cooperação entre a indústria automobilística e fornecedores, dar escala para diminuir custos e facilitar o desenvolvimento de aplicações.