Boas práticas impulsionam vendas no varejo

Roseli Garcia, Coordenadora do Conselho do Varejo (CDV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que soma mais de 30 anos de carreira dedicados a atividades ligadas a formação e liderança de times comerciais, traz dicas inéditas para ter sucesso nas vendas em 2022.

Para a especialista, como ser um bom vendedor é a pergunta que todo indivíduo deveria fazer um dia em sua vida, já que envolve empatia, interesse e relacionamento, características que já fazem parte de outras áreas de suas vidas. “Eu particularmente acho que negociar é uma arte, requer técnica e talento combinados”, menciona.

Apesar de existirem diversas técnicas e metodologias para se ter sucesso nas vendas, algumas são decisivas:

– Negocie com flexibilidade e transparência. Busque conciliar os interesses do cliente com os de sua empresa, de forma a gerar uma negociação colaborativa entre as partes.

– Leve inovação para seu cliente. Mostre novos serviços e soluções que podem melhorar o negócio dele.

– Pratique a “Escutatória”: Uma boa conversa, onde você investe atenção plena, pode lhe dar informações e caminhos preciosos para entender o cliente e compor sua proposta.

– Estude, estude e estude. Conheça recursos e metodologias comprovadamente bem-sucedidas no desenvolvimento da força de vendas, tais como Spin Selling, Gatilhos Mentais, Linguagem Corporal, PNL, Receita Previsível, Sandler, Lean Sales, SNAP, AINDA, entre outras.