Bandeja de suspensão amassada ou trincada pode causar perda de dirigibilidade

A bandeja de suspensão pode ser um problema.

Os amortecedores e molas são as peças mais conhecidas do sistema de suspensão, que é responsável por absorver as irregularidades do solo onde se trafega. No entanto, há outros componentes também importantes, que atuam conjuntamente com estes itens, como, por exemplo, a bandeja de suspensão ou braço oscilante. Quando a bandeja está comprometida, o motorista pode ouvir ruídos ao circularem por ruas esburacadas.

“A bandeja de suspensão pode amassar, ficar empenada ou até trincada e faz barulho quando isso acontece porque é a peça que controla as forças laterais em curvas e atua não só no sobe e desce ao passar em lombadas e também em arrancadas e freadas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Por isso, se o motorista identificar algum barulho é importante levar o carro a uma oficina para realizar uma verificação nos componentes da suspensão.

Silva alerta que a bandeja danificada pode se desprender e ocasionar perda de dirigibilidade e colocando em risco a segurança do veículo. Além disso, quando apresenta folga na bucha pode desgastar o pneu prematuramente.

Com a função de ligar a roda ao chassi, a bandeja é um item fundamental para assegurar a estabilidade e a segurança do veículo.