67% dos brasileiros querem usar o Pix no varejo

Uma pesquisa do C6 Bank/Ipec aponta que 67% dos brasileiros querem usar o Pix para pagar suas compras no varejo. A disposição para adotar essa modalidade de pagamento em estabelecimentos comerciais é superior na faixa mais jovem entrevistada, que tem entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, o número de pessoas que quer usar o Pix é quase seis vezes maior que o que não quer adotar.

A resistência à novidade aumenta conforme a idade. Na população com mais de 55 anos, por exemplo, essa relação é de dois para um – ou seja, para cada duas pessoas, uma não quer pagar contas com Pix no varejo. A pesquisa do C6 Bank também revela que o índice de aceitação é maior nas regiões Norte/Centro Oeste e nas cidades com até 500 mil habitantes. As entrevistas foram feitas entre os dias 22 e 28 de abril deste ano, com 2000 brasileiros com acesso à internet no país todo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa também apontou que o Pix já é considerado por 83% dos brasileiros melhor do que DOC e TED, transações bancárias tradicionais que tendem a ser substituídas pelo sistema do Banco Central. Em novembro do ano passado, logo que o Pix foi lançado, uma pesquisa semelhante realizada pelo C6 Bank mostrava que 60% dos brasileiros já consideravam a novidade melhor do que TED e DOC. De lá para cá, o novo sistema de pagamentos surpreendeu até os mais otimistas, ultrapassando os 87 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas.