Vendas do varejo crescem 5,2% na capital paulista

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O movimento de vendas do setor varejista como um todo na capital paulista registrou aumento médio de 5,2% em novembro frente ao mesmo mês do ano passado, informa o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o resultado reforça a recuperação do setor e indica, também, que a Black Friday se consolidou no varejo físico. “O crescimento ficou dentro das expectativas. E é uma prova de como a Black Friday veio preencher a lacuna que existia em novembro, um mês mais curto por causa dos feriados e que estava preso entre dois meses bons para os lojistas”, destaca Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Antes da Black Friday, novembro era um dos “patinhos feios” do comércio, vindo depois do Dia das Crianças e antes do Natal. Agora, com a nova data comercial, o mês torna-se um dos mais rentáveis do calendário varejista.

“Antes você tinha um gráfico de picos e vales. Agora temos uma escadinha, o que é até melhor para o comerciante. A Black Friday hoje já é mais importante do que Dia dos Pais e Dia das Crianças no varejo físico”, comenta Burti, ressaltando ainda que a data continua retirando vendas do Natal.

Em novembro, o comércio paulistano registrou altas de 7,1% nas vendas a prazo e de 3,2% nas vendas à vista. O desempenho melhor das compras a prazo deve-se não apenas à Black Friday, mas sobretudo a fatores macroeconômicos (queda dos juros, alongamento dos prazos de financiamento, crescimento da massa salarial) e circunstanciais (encerramento do sinal analógico e aproximação da Copa do Mundo, o que tem elevado a comercialização de TVs).

Onze meses

No período acumulado de janeiro a novembro, o comércio paulistano acumula avanço médio de 0,7% frente ao mesmo período de 2016. A expectativa da ACSP é de que o setor feche o ano de 2017 com alta de aproximadamente 1,5%.

Variação mensal

Em relação a outubro, novembro contou com um dia útil a menos e registrou crescimento médio de 5,9% no movimento de vendas, sendo 1,7% a prazo e 10,1% à vista.

Nessa variação mensal, a alta maior nas vendas à vista pode ser explicada também pela Black Friday, que contagiou o varejo físico como um todo, não apenas em categorias de maior valor. “Lojas pequenas, de vestuário, bijuteria, artigo de praia e outros segmentos entraram na campanha promocional da Black Friday”, diz Burti.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Balanço de Vendas 2017:

JANEIRO          -5,0%
FEVEREIRO     -6,6%
MARÇO            -0,3%
ABRIL   -7,5%
MAIO    0,8%
JUNHO 1,2%
JULHO 3,1%
AGOSTO          3,0%
SETEMBRO     3,8%
OUTUBRO        6,6%
NOVEMBRO     5,2%

Balanço de Vendas novembro/2017:

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