Setor automotivo amplia canais diretos com públicos consumidores de autopeças

Por Lucas Torres

A possibilidade de vender autopeças para os públicos consumidores destes produtos via internet está gradualmente ganhando a atenção da indústria automotiva. No último mês de julho, a montadora Ford ingressou definitivamente nesse novo business com o lançamento do aplicativo ‘Auto Busca’ – plataforma digital voltada à venda online de peças para reparadores e oficinas independentes.

Já em operação nas cidades sulistas de Florianópolis (SC), São José (SC) e Curitiba (PR), a novidade possibilita aos reparadores sem vínculo algum com a montadora efetuarem todos os passos da jornada de compra pelo App e, pela primeira vez desde a chegada da Ford no país, ter acesso às informações oficiais de seu catálogo de peças.

De acordo com o diretor de Serviço ao Cliente da Ford na América do Sul, Joaquim de Arruda Pereira, o ‘Auto Busca’ chega em um momento em que a empresa tem investido em iniciativas voltadas ao segmento de reposição independente ao perceber a ampliação das oportunidades criadas pelo envelhecimento do parque circulante nos últimos anos.

“A Ford vem intensificando cada vez mais as iniciativas direcionadas para este mercado, incluindo ações de capacitacão como o compartilhamento de informações técnicas para veículos fora do período de garantia”,afirma Arruda, complementando na sequência: “já são mais de 4 mil informações disponíveis gratuitamente no site Reparador Ford (reparadorford.com.br), além de vídeos técnicos com dicas importantes sobre o reparo dos veículos”.

Para o executivo da montadora, a importância de estreitar a relação da marca com as oficinas independentes não se restringe apenas ao faturamento angariado pelas vendas das peças, mas se estende também para o âmbito da venda de veículos, uma vez que, segundo Arruda, os reparadores são importantes formadores de opinião e desempenham papel relevante na decisão dos clientes em uma eventual compra de veículo.

“Também por isso temos aumentado cada vez mais os investimentos para criar soluções que realmente façam a diferença e agreguem valor para o dia a dia destes profissionais. O Auto Busca é mais uma iniciativa pioneira que vai revolucionar a maneira com que as oficinas compram peças de reposição visto que foi desenhada para resolver as principais problemáticas que o reparador enfrenta hoje, como dificuldade de encontrar a peça certa, realizar as melhores cotações, receber o produto rapidamente para atender a expectativa do cliente, ter garantia e procedência de fábrica e etc”, analisa Arruda.