Programa Descarte Consciente Abrafiltros é apresentado no 1º Seminário Paranaense de Logística Reversa

107

Desde fevereiro de 2013, programa já reciclou mais de 2 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no Paraná.

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, apresentou os resultados do programa Descarte Consciente Abrafiltros no 1º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado no dia 18 de outubro, no Campus da Indústria – Fiep (Auditório Mário De Mari), em Curitiba/PR. Para, João Moura, Presidente da Abrafiltros “o convite foi recebido com satisfação pelos membros da diretoria e associados, pois reforça a relevância com que tratamos o tema da logística reversa. Além disso, representa-los e apoiar um evento de tamanha importância nos faz acreditar que estamos no caminho certo”.

O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, em correalização com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA/PR, Sindicato das Indústrias das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado Paraná – SINQFAR/PR e o Instituto Paranaense de Reciclagem – InPAR. A Abrafiltros participou com apoio institucional ao seminário, em conjunto com SENAI, Sinduscon-PR, Votorantim, Instituto de Logística Reversa – ILOG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Grupo R20, Ministério Público do Estado do Paraná e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.

“Apresentar o case do programa Descarte Consciente Abrafiltros, mostra o comprometimento dos associados não só em cumprir a legislação, mas também em cuidar do meio ambiente”, afirmou Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros. A iniciativa também foi escolhida como exemplo sobre logística reversa no programa Bom Dia Paraná da TV Globo, transmitido para todo o Estado.

No evento, que teve como objetivo mostrar como está a implementação da logística reversa no estado, bem como apresentar oportunidades e desafios do setor, Simon mostrou, entre outros dados e informações, que, desde a implantação do programa no Paraná em fevereiro de 2013, já foram reciclados mais de 2 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, coletados e processados pela Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service homologada para destinar os materiais de forma ambientalmente correta.

O programa teve início em São Paulo em julho de 2012 e além do Paraná, está implementado no estado do Espírito Santo desde 2015, e em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul, os únicos estados a regulamentar a logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo atualmente. No resultado geral, o programa ultrapassou em setembro a marca de 9 milhões de filtros reciclados.

No processo de reciclagem, não há resíduos destinados a aterros sanitários. As siderúrgicas recebem os metais. O óleo lubrificante usado contaminado vai para rerrefino; enquanto os demais materiais são destinados ao coprocessamento e geração energética em cimenteiras.

Segundo o gestor de projetos da Abrafiltros, o processo é custeado pelas empresas associadas que participam do programa. No entanto, todas as empresas da cadeia de filtros automotivos deveriam cumprir a obrigação. “Isto impediria desigualdades no mercado, sem contar que haveria ainda mais benefícios ao meio ambiente, com a ampliação do programa”, comentou.

Participam do programa 15 empresas associadas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros podem ser conferidos no site http://www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente

Enviar comentário