Premiar com experiências é novidade na estratégia de engajamento das equipes

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                                                                                     Vale tudo para deixar os funcionários motivados

Bonificar colaboradores com experiências criativas é um ativo valorizado pelos funcionários e tem custo mais baixo para os empresários

O engajamento dos colaboradores é um dos principais pilares de sucesso para empresas varejistas há muito tempo. No entanto, é na atual era do propósito que o tema tem ganhado seu maior destaque.

São muitos os fatores capazes de estreitar os laços entre empresas e funcionários e que fazem com que estes últimos incorporem, de fato, as visões e os ideais do negócio na sua atividade cotidiana. Questões como salário e plano de carreira ainda desempenham papel importante na construção dessa relação necessária de simbiose.

Outro fator fundamental para o engajamento do colaborador é o reconhecimento que este recebe da empresa por seus serviços prestados. E é nesse ponto que os varejistas mais modernos começam a inovar e sair da mesmice de ‘bonificação monetária por venda’.

Como já é de conhecimento dos leitores do Novo Varejo, o setor varejista está mergulhado na era da experiência, na qual o consumidor não está apenas interessado em adquirir o produto disponibilizado, mas valoriza — às vezes mais do que o produto propriamente dito — os minutos passados dentro da loja, a interação com os vendedores, a arrumação dos produtos na prateleira. Enfim, a experiência como um todo.

Entretanto, a novidade que alguns marketeiros têm descoberto é que a era da experiência não se limita apenas ao consumidor, mas se estende também aos colaboradores que, mais do que nunca, buscam qualidade de vida também no local de trabalho e não mais se contentam em vê-lo ‘um local obrigatório onde se tem de lutar para ganhar o pão’.

Nesse ambiente de mudança paradigmática, empresas especializadas viram uma janela de oportunidade para se tornarem uma espécie de consultoria que auxilia empresas a oferecerem um ambiente mais fértil ao estreitamento das relações com seus funcionários.

De acordo com o CEO da Viva! Experiências, André Susskind, entre os serviços oferecidos pela consultoria, a premiação por experiência é uma das atividades mais bem sucedidas para o aumento do engajamento do colaborador — ao passo que, diferentemente da premiação em dinheiro, a experiência acaba gerando um sentimento de memória e gratidão no funcionário reconhecido.

“Dinheiro acaba logo, vira pagamento de dívidas, some logo, a pessoa usa o dinheiro e uma semana depois não vai lembrar mais”, introduz Susskind, antes de complementar: “Já esse novo conceito de premiação e reconhecimento de funcionários e colaboradores traz a oportunidade do indivíduo realizar coisas que provavelmente não faria ou investiria por conta própria, mas que são completamente realizadoras. Mobiliza o colaborador e às vezes até a família. É diferente. Dá confiança”.

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