Maiores e Melhores 2019 serão conhecidos em 10 de julho no Hilton São Paulo Morumbi

Conheça agora os finalistas da primeira fase do estudo que apura o desempenho dos distribuidores segundo a avaliação de 500 varejistas de todo o Brasil

Por Redação Novo Meio ([email protected])

O mais tradicional estudo de mercado do aftermarket automotivo chega à 23ª edição. A pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças continua dando voz aos varejistas e construindo o mais consistente histórico da evolução do segmento brasileiro de distribuição de componentes automotivos.

Em 2019, a cerimônia do anúncio e das homenagens aos vencedores da pesquisa será realizada novamente em um dos mais elegantes palcos do país, o Hotel Hilton São Paulo Morumbi, na noite de 10 de julho. São 23 anos de uma tradição que reúne a elite empresarial do setor para celebrar conquistas, histórias, vidas.

Desde 1996, o jornal Novo Varejo vem balizando o desempenho empresarial dos distribuidores de autopeças a partir da opinião de seus principais clientes, os varejistas de componentes automotivos. O estudo apura a percepção e a satisfação dos empresários ou profissionais responsáveis pelas compras nas lojas quanto aos produtos e serviços oferecidos por seus principais fornecedores. O estudo é dividido em duas fases. Para a conclusão da primeira, 500 varejistas de autopeças para veículos leves de todo o país foram entrevistados por telefone entre os meses de janeiro e março de 2019 e convidados a avaliar os distribuidores a partir da segmentação por produtos e sistemas automotivos, levando em conta parâmetros como disponibilidade e qualidade do portfólio.

Já a segunda etapa permite aos varejistas entrevistados atribuir notas aos serviços prestados pelos distribuidores, considerando aspectos relevantes para a construção do relacionamento comercial com os fornecedores. Os finalistas da segunda fase serão conhecidos em 10 de julho, no próprio evento que vai anunciar os vencedores do estudo.

Nos quadros abaixo, apresentamos EM ORDEM ALFABÉTICA as empresas finalistas da primeira fase da pesquisa em cada um dos 20 quesitos avaliados pelos varejistas de todo o Brasil.

EM ORDEM ALFABÉTICA, OS FINALISTAS DA PRIMEIRA FASE DA PESQUISA MAIORES E MELHORES 2019

Nas tabelas a seguir, o Novo Varejo apresenta, EM ORDEM ALFABÉTICA, os três distribuidores mais votados nos 20 quesitos que avaliam o portfólio de produtos dessas empresas. O questionário aplicado durante a coleta de dados foi o seguinte:

Qual é o melhor distribuidor no seguinte segmento de produto: Acessório; Amortecedor; Borracha; Correia; Embreagens; Ferragens; Filtro; Fixação; Pastilha; Peças importadas; Rolamento e Vela de ignição.

Qual é o melhor distribuidor para os componentes dos seguintes sistemas: Arrefecimento; Câmbio e Diferencial; Direção; Elétrico; Freios; Injeção eletrônica; Motor e Suspensão.

Os 500 varejistas de componentes para veículos leves entrevistados em todo o Brasil foram selecionados aleatoriamente no mailing de leitores do jornal Novo Varejo, composto 30 mil lojas. O número de entrevistas por estado foi proporcional à participação de cada estado no total da frota circulante brasileira de acordo com o IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. A divisão das entrevistas dentro dos estados foi proporcional ao contingente populacional de cada unidade da federação, nas cidades a partir de 200 mil habitantes. Responderam à pesquisa os proprietários ou responsáveis pelas compras das lojas.

Na primeira fase do estudo, os resultados são tabulados a partir da soma simples dos votos obtidos por cada um dos distribuidores citados pelos varejistas. A seguir, você conhece – sempre em ordem alfabética – as empresas mais votadas na classificação geral e em cada um dos quesitos pesquisados.